Quais óleos essenciais são bons para dores de ouvido e sinusite?

Escrito por cl hendricks | Traduzido por bianca amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais óleos essenciais são bons para dores de ouvido e sinusite?
O óleo essencial da lavanda pode ajudar a drenar os sinus (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

O óleo essencial é a essência de uma planta, o "suco" extraído das folhas, flores, caules e raízes de flores, ervas e árvores. Se já tiver apertado a casca de uma laranja e produziu algumas gotas de líquido, você extraiu o óleo essencial de laranja. Os óleos essenciais têm sido usados há milênios para tratar condições médicas, doenças e enfermidades. Duas das condições que respondem prontamente à utilização de óleos essenciais são a sinusite e a dor de ouvido.

Outras pessoas estão lendo

As causas das dores de ouvido

As dores de ouvidos ocorrem mais comumente quando as trompas de Eustáquio, que ligam o nariz e a orelha, ficam bloqueadas. Tal bloqueio geralmente ocorre como um resultado de constipações, infecções bacterianas, infecções dos sinus, ou excesso de fluidos ou de cera no ouvido. Uma das causas mais comuns de dor de ouvido é assoar o nariz bloqueando uma narina para forçar mais ar pela outra narina. Isso muitas vezes obriga o muco a recuar através da trompa de Eustáquio de volta para dentro do ouvido. Um médico precisa perfurar a membrana do tímpano para evitar que ela se rompa devido à pressão. Uma escolha muito melhor seria utilizar um óleo essencial para dissolver naturalmente o congestionamento.

Essências vegetais que tratam a dor de ouvido

Um tratamento comum para dores de ouvido é colocar algumas gotas de óleo quente dentro do canal auditivo. Uma recomendação é a utilização de azeite, e uma vez que o azeite é um anti-inflamatório natural, pode ajudar a reduzir a inflamação dos tecidos. Outros óleos ou sumos de plantas recomendados são o sumo de cebola, o suco de folhas de manga, óleo de mostarda, e uma mistura de alho em óleo de sésamo.

Óleos essenciais para dores de ouvido

Um remédio para dores de ouvido usado ​​por aromaterapeutas é uma mistura de vários óleos essenciais misturados em um óleo base. Para cada uma colher de sopa de óleo de amêndoa, acrescente o óleo essencial de lavanda (duas gotas), óleo de camomila (duas gotas) e óleo essencial de malaleuca (três gotas). A alfazema estimula o sistema imunológico e faz com que os sinus sejam drenados, o óleo de camomila é um anti-inflamatório natural; e a malaleuca tem propriedades antissépticas e antifúngicas. Um par de gotas desta mistura, aquecida e gotejada dentro do ouvido infectado é um bom remédio para dores de ouvido.

Causas de problemas de sinusite

As cavidades nasais fazem parte do sistema respiratório e permitem a circulação do ar através das passagens nasais. Quando os sinus ficam bloqueados devido à uma infecção por resfriado ou sinusite, o resultado pode ser intensa dor e pressão atrás dos olhos. O fumo também pode causar alergias respiratórias crônicas e gotejamento pós-nasal. Alergias, rinite e infecções dentárias podem contribuir para a sinusite.

Óleos essenciais para os sinus

Os óleos essenciais têm sido utilizados com bastante sucesso no tratamento da sinusite dolorosa. Certos óleos e suas combinações funcionam para abrir as passagens nasais, reduzir o inchaço dos tecidos, limpar o congestionamento e reduzir a dor. Os óleos mais comuns utilizados para problemas de sinusite são o eucalipto, madeira de cedro, manjerona, hortelã, alecrim, árvore de chá, tomilho, pinheiro, gengibre e lavanda. Alguns dos óleos têm um efeito expectorante que ajuda a quebrar o congestionamento e expelir o muco. Outros são antissépticos e combatem a infecção ou estimulam o sistema imunológico.

Alívio da dor de cabeça da sinusite

Um dos melhores e mais rápidos remédios para a dor de cabeça da sinusite é a lavanda. Colocar apenas um toque de óleo de lavanda em cima de cada sobrancelha e em cada osso da bochecha (os pontos de sinusite) pode aliviar uma dor de cabeça do seio dentro de cinco a dez minutos. O mesmo tratamento também é eficaz para a drenagem imediata do seio da face, especialmente o tipo que se inicia assim que a cabeça toca o travesseiro, fazendo você tossir quando está tentando dormir.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível