Óleos essenciais que repelem e matam pulgas, carrapatos, baratas e percevejos

Escrito por marlene affeld | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Óleos essenciais que repelem e matam pulgas, carrapatos, baratas e percevejos
Mantenha sua casa livre de insetos com os óleos essenciais puros e naturais (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Muitos inseticidas e repelentes de insetos contêm ingredientes venenosos que são tóxicos aos humanos. Os óleos essenciais são alternativas eficazes às fórmulas nocivas e sintéticas. São seguros quando há crianças pequenas e animais de estimação no ambiente, além de serem livres de fragrâncias sintéticas e não serem cruelmente testados em animais. Evite os produtos químicos irritantes e perigosos. Mantenha sua casa livre de insetos com os óleos essenciais puros e naturais.

Outras pessoas estão lendo

Lavanda

O óleo essencial de lavanda é uma alternativa segura, natural e eficiente aos inseticidas químicos tóxicos. A planta contém uma essência que previne doença, insetos e predadores animais que podem prejudicar a planta. Ainda que o odor de lavanda seja repulsivo aos insetos, ela é um importante ingrediente em perfumes, loções, xampus, sabões e produtos para os cuidados da pele. Misture 10 a 15 gotas de óleo essencial de lavanda em 30 ml de óleo de coco. Aplique à pele exposta para repelir mosquitos, moscas e carrapatos.

Óleos essenciais que repelem e matam pulgas, carrapatos, baratas e percevejos
Armazene o óleo puro de lavanda em frascos de vidro colorido escuro para manter o frescor (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Cedro, limão e pinho

Os óleos de cedro acrescentam um aroma "verde", natural, de erva fresca e terra ao ar, neutralizando com eficiência odores de tabaco, da cozinha e de animais. Adicione 10 a 12 gotas de óleo essencial de cedro, 4 gotas de óleo essencial de limão e 4 gotas de óleo de pinho branco a 2 xícaras de bicarbonato de sódio e 4 colheres de sopa de bórax. Ponha os ingredientes em uma tigela e misture bem. Borrife em tapetes e móveis estofados. Deixe a mistura de bicarbonato permanecer por 30 minutos. Aspire bem para remover todos os resíduos de bicarbonato. O bicarbonato e o bórax absorvem sujeira, óleos e odores, deixando seus tapetes e móveis renovados e limpos. A fragrância dos óleos essenciais permanece no tapete ou material estofado, repelindo ácaros, carrapatos, pulgas, aranhas, baratas, percevejos e piolhos.

Óleos essenciais que repelem e matam pulgas, carrapatos, baratas e percevejos
O óleo essencial de abeto-vermelho (pinheiro de natal) estimula e revigora o ânimo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Bergamota (Citrus)

O óleo de bergamota elimina a sujeira e o encardimento. Quando adicionado a um óleo-base, torna-se um lustra-móveis natural, sem substância química. Adicione 20 gotas de óleo essencial de limão, laranja, toranja ou lima a 1/2 xícara de óleo de oliva. Misture bem. Aplique em móveis ou superfícies e madeira selada com um paninho macio. Esfregue levemente para remover partículas de alimentos, impressões digitais e resíduos aderidos. Dê polimento com um pano seco e macio. A fragrância cítrica, fresca e persistente, repele com eficácia as traças, aranhas, percevejos, escorpiões, formigas e outros insetos indesejáveis.

Óleos essenciais que repelem e matam pulgas, carrapatos, baratas e percevejos
O óleo essencial de laranja apresenta um aroma refrescante de limpeza (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Hortelã-pimenta

O hortelã-pimenta tem uso amplo em doces, confeitos, goma de mascar, refrescantes bucais, cremes dentais e enxaguantes bucais. É usado como tempero em culinária há séculos, e apreciado por diversas culturas ao redor do mundo. Entretanto, os insetos abominam o odor. Para prevenir infestações, borrife óleo essencial de hortelã-pimenta em parapeitos, batentes ou onde forem notados sinais de atividade. O hortelã-pimenta tem um odor agradável, refrescante, e não é prejudicial a crianças ou aos animais de estimação.

Óleos essenciais que repelem e matam pulgas, carrapatos, baratas e percevejos
O óleo essencial de hortelã-pimenta é uma alternativa segura aos repelentes de inseto à base de substâncias químicas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Eucalipto

O óleo essencial de eucalipto 100% puro, em grau terapêutico, tem a propriedade de matar ácaros em lençóis e roupas de cama. Adicione 25 a 30 gotas à água de enxágue final de sua lavagem. Sua roupa lavada ficará livre de ácaros e perfumada com a sutil fragrância do refrescante eucalipto. Aplique algumas gotas de óleo essencial de eucalipto em uma bola de algodão e ponha dentro de sacos de dormir, almofadas de sofá e travesseiros.

Óleos essenciais que repelem e matam pulgas, carrapatos, baratas e percevejos
Sua roupa lavada ficará livre de ácaros e perfumada (Dynamic Graphics/Polka Dot/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível