Óleos orgânicos para lamparinas

Escrito por naomi bolton | Traduzido por maíra mendes galvão
Óleos orgânicos para lamparinas
Lamparinas a óleo são as predecessoras das lâmpadas elétricas (oil lamp image by Pierrette Guertin from Fotolia.com)

Antes da invenção do petróleo, usava-se óleos orgânicos como combustível para lamparinas. Alguns exemplos são o óleo de oliva (azeite), óleo de baleia, cera de abelhas e óleo de gergelim. Combustíveis de petróleo tais como querosene e parafina tendem a queimar por mais tempo em uma temperatura mais alta do que os óleos orgânicos, mas podem trazer certos riscos à saúde. A fumaça do querosene ou da parafina pode prejudicar os pulmões e, além disso, o combustível em si também é tóxico.

Azeite

O azeite é obtido a partir da prensagem das sementes da oliveira. O óleo de azeite puro pode ser encontrado na maioria dos supermercados e mercearias. As populações mediterrâneas vêm usando o azeite há séculos em suas lamparinas. Como o azeite não é tóxico se ingerido, é um combustível seguro para quem tem crianças em casa. O azeite é uma substância renovável, não derivada de petróleo que manterá a luminária acesa sem fumaça ou odor.

Óleo de palma

Em testes do Instituto Federal para Pesquisa e Teste de Materiais (EUA), demonstrou-se que o óleo de palma é a melhor alternativa orgânica e segura para crianças à parafina de baixa viscosidade. Infelizmente, o óleo de palma é raro por causa da demanda mundial por matérias-primas renováveis.

Óleo derivado da uva

O óleo de canola é feito a partir de sementes de uva amassadas. Ele pode ser usado como combustível orgânico para lamparinas, mas tem baixo desempenho de combustão. O óleo de canola contém compostos insaturados e tende a formar uma resina sob impacto de luz e ar, o que causa o entupimento do pavio.

Óleo de gergelim

O óleo de gergelim é amplamente usado na Índia para lamparinas de cerimônias religiosas. Para os hindus, combustíveis naturais têm significado religioso. Os indianos também usam o ghee (manteiga clarificada), o óleo de semente de mostarda ou o óleo de mamona como combustíveis de lamparina.

Óleo de mamona

O óleo de mamona é obtido a partir da semente de mamona (ou rícino), Ricinus communis. Esse óleo vegetal é naturalmente biodegradável e vem de uma fonte de energia renovável. Os egípcios usavam óleo de mamona em suas lamparinas e na Índia esse tipo de óleo é utilizado no dia a dia. A luz do óleo de mamona é clara e forte.

Óleo de baleia

O óleo de baleia também funciona como combustível de lamparinas pois dura muito tempo e tem alto poder de iluminação. Como muitas espécies de baleias correm risco de extinção e são agora protegidas, não é possível encontrar esse óleo facilmente. Nos anos 1850, no entanto, o óleo de baleia era vendido como combustível para lamparinas por $1,30 a $2,50 dólares por galão.

Cera de abelhas

Os gregos antigos usavam a cera de abelhas como combustível padrão para suas lamparinas por causa de sua luz forte e duradoura. Vestígios de cera de abelhas foram encontrados em lamparinas e em recipientes cônicos em escavações arqueológicas no leste de Creta.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível