Qual a cor de olho mais rara?

Escrito por joan reinbold | Traduzido por aline ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a cor de olho mais rara?
A cor do olho depende da quantia e do tipo dos pigmentos da íris

A íris é um diafragma muscular localizado ao redor da pupila, que controla a quantidade de luz que entra no olho. A cor do olho depende da quantia e do tipo dos pigmentos da íris. Violeta é a cor de olho mais rara. Acredita-se que esta cor é decorrente da falta de pigmentos suficientes para cobrir as veias. Esta condição resulta em uma cor violeta quando a luz é refletida. Depois dessa, a cor de olhos mais rara é verde.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

A genética afeta a cor dos olhos e há vários genes envolvidos no surgimento desta característica. Os genes do pai e da mãe afetam a probabilidade da cor de olho do filho. As principais cores de olhos, em uma escala decrescente partindo da mais comum, são castanho, azul, cinza e verde. Além dessas cores, há vários degradês e combinações de tons, como amendoado, âmbar, violeta e preto (castanho escuro).

História

Mudanças nas cores dos olhos devem-se a mutações genéticas. Alguns estudiosos acreditam que o azul apareceu em uma pessoa que vivia no Mar Negro. A proporção de cores ao redor do mundo tem mudado ao longo do tempo, porque diferentes grupos se misturaram. Mesmo nos último cem anos, essa medida se alterou notavelmente.

Geografia

As populações do oeste da Rússia, dos países ao redor do Mar Báltico e de certas partes dos países escandinavos incluem a maior porção de pessoas de olhos azuis. Estes países também contêm uma quantia significativa de indivíduos com olhos acinzentados. Olhos azuis são encontrados principalmente na Europa e na América do Norte. Na Ásia, América do Sul e países do Oriente Médio, castanho é a cor de olhos dominante. Verde é uma das cores de olhos mais raras. Indivíduos de olhos verdes são encontrados principalmente no Reino Unido, Irlanda e Europa Continental. Entretanto, na Islândia, verde é a cor de olhos mais comum, depois do azul.

Mitos

Olhos tendem a parecer diferentes dependendo da intensidade e qualidade da luz. As cores do local e as roupas de um indivíduo podem fazer com que eles pareçam ter uma cor diferente. Maquiagem também afeta a aparência dos olhos. Além disso, as cores podem mudar com o tempo e alguém que os tenha castanhos pode ficar com os olhos amendoados.

Teorias/Especulações

Os geneticistas identificaram certos genes com algumas cores de olhos. No entanto, ainda existem muitos fatores desconhecidos sobre o assunto. O que se sabe é que pelo menos dois genes são fundamentais para determinar a coloração. Além disso, os genes que afetam a cor dos olhos estão associados com outros aspectos da aparência de uma pessoa. Genes completamente diferentes estão ligados ao olhos verdes acinzentados e aos azuis com tons de castanho. As definições de cor dos olhos algumas vezes são usadas em termos mais gerais, o que pode criar confusão. A definição da cor "amendoado" geralmente significa uma combinação de verde, azul, dourado e castanho, com padrões irregulares. Porém, o termo também é usado para outras cores de olhos que não podem ser definidas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível