O que fazer quando os olhos usando lentes de contato estão secos?

Escrito por dominique brooks | Traduzido por ana claudia bragé
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer quando os olhos usando lentes de contato estão secos?
Alguns cuidados no uso das lentes podem reduzir a sensação de olho seco (Dick Luria/Photodisc/Getty Images)

O olho seco é uma deficiência de lubrificação e lágrimas nos olhos, que causa sintomas como aspereza, ardor e sensação estranha no corpo. Existem muitas causas de olho seco, tais como medicamentos, meio ambiente e problemas na pálpebra. No entanto, outra causa comum de sintomas de olho seco é o uso de lentes de contato, as quais se fixam no filme lacrimal do olho. Pode parecer que as pessoas com olhos secos não poderiam usar lentes de contato, no entanto, existem estratégias para tentar melhorar o conforto de usar lentes e aliviar os sintomas de olho seco.

Outras pessoas estão lendo

Colírios lubrificantes para lentes de contato

As lentes de contato podem causar olhos secos por absorverem um pouco da umidade do filme lacrimal ou por interferirem com o equilíbrio do filme lacrimal no olho. Substituir as lágrimas no olho pode melhorar os sintomas de olhos secos nesses pacientes. Existem colírios específicos para lentes de contato que foram criados especificamente para melhorar o conforto do uso delas, no entanto, as lágrimas artificiais sem conservantes também podem ser utilizadas no uso de lentes de contato também.

Remoção das lentes durante o dia

Quanto mais tempo uma pessoa com olhos secos ficar com lentes de contato durante o dia, mais desconfortável o uso se tornará. Outra forma de diminuir esse desconforto é remover as lentes de contato e colocá-las em uma solução especial para lentes durante alguns minutos. As lentes reidratam enquanto a solução e os olhos do paciente têm um breve descanso sem elas. Muitas vezes, a lente de contato pode ser recolocada pelo paciente em poucos minutos e pode ser utilizada confortavelmente durante o resto do dia.

Mudanças funcionais

Para algumas pessoas, o uso de lentes de contato pode interferir na frequência de piscadas, pode ser muito rápida ou muito lenta. As piscadas rápidas ou infrequentes podem interferir no filme lacrimal e causar sintomas de olho seco. Os usuários de computadores que utilizam lentes de contato também se queixam de sintomas de olho seco por causa das piscadas infrequentes. Ser consciente dos períodos da frequência pode reduzir os sintomas de olho seco.

Cuidados com lentes de contato

As lentes de contato desenvolvem depósitos ao longo do tempo com o desgaste, um bom hábito de limpeza pode ajudar a remover esses depósitos, os quais trazem desconforto, aumentando o ressecamento das lentes. Limpeza diária das lentes, bem como limpezas semanais, se recomendadas pelo oftalmologista, são uma importante forma de evitar esses depósitos. Substitua as lentes de contato quando danificadas ou conforme recomendado pelo fabricante para diminuir os sintomas de olho seco.

Diferentes tipos de lentes de contato

Para os pacientes que usam lentes de contato rígidas ou certos tipos de lentes macias, existem outras opções para melhorar a usabilidade. Existem tipos específicos de lentes mais confortáveis para pacientes com olhos secos. Um gel de silicone permeável ​​também permite que mais oxigênio chegue à córnea, aumentando o conforto. Usar lentes de substituição frequente também pode diminuir os sintomas de olho seco.

Colírios prescritos

Os pacientes que usam lentes de contato, sentem os olhos secos e precisam usar lágrimas artificiais várias vezes por dia podem se beneficiar do uso de colírios prescritos. Restasis, que reduz a inflamação, é uma solução oftálmica do medicamento a ciclosporina e é frequentemente utilizado para olhos muito secos. Para outros pacientes que têm sintomas de alergia como a causa de olho seco, colírios antialérgicos prescritos por médicos podem melhorar a condição. Os pacientes precisam remover suas lentes de contato ao pingar os colírios, mas podem recolocá-las depois de um curto período de tempo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível