Olímpiada de verão nas atividades de sala de aula

Escrito por j.m. soden | Traduzido por lucas borges
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Olímpiada de verão nas atividades de sala de aula
Um incentivo de maneira divertida (Paul Tearle/Stockbyte/Getty Images)

A cada quatro anos, o mundo entra na febre olímpica. Uma ótima maneira de incentivar as crianças a aprender é aproveitar esse interesse, e transformá-lo em algo divertido na sala de aula. Um método popular de fazer isso é a Olimpíada de Matemática, em que os alunos participam em eventos Olímpicos de inspiração matemática, embora isso possa ser feito com outros temas também. Aqui estão algumas idéias para você começar.

Outras pessoas estão lendo

A "arrancada" da multiplicação

Este evento pode ser concluído em uma série de maneiras, mas implica recitar a tabuada com velocidade. Atribua ou permita que os alunos se inscrevam com números. Eles irão estudar e recitar a tabela de multiplicação 1-12 para um número em particular. Por exemplo, um aluno competindo na tabela de número oito irá proceder da seguinte forma: "oito vezes um é oito, oito vezes dois é de 16, oito vezes três é 24 ... oito vezes 12 é 96." Por fim, o cronômetro poderá ser interrompido registrando o tempo. O aluno ou a equipe com o melhor tempo seria o vencedor. Considere penalidades de tempo para respostas incorretas, ou permita que os alunos da classe peçam ajuda caso eles estejam com dificuldades.

O salto triplo

Este evento pode funcionar com qualquer assunto. Ao longo dos Jogos Olímpicos, ou jogos de sua sala de aula, você terá que atribuir três diferentes testes. O material do teste pode ser qualquer assunto, mas deve incluir pelo menos 10 perguntas. Em vez de classificar os questionários em porcentagens, utilize pés como uma escala de classificação. Por exemplo, um aluno que acerte 10 perguntas sobre o primeiro questionário, oito perguntas sobre o segundo, e nove sobre o terceiro, teria pulado um total de 27 pés. Certifique-se de traçar o progresso depois de cada teste, de forma a exibir os cinco melhores colocados, ou um gráfico de desempenho do time se a competição for em grupo.

Concurso de Medalha geral

Usando as idéias por trás da competição da "arrancada" da multiplicação e do progresso de pontos cumulativos do salto triplo, você pode aplicar o mesmo tipo de competição sobre qualquer assunto e chamá-lo de qualquer evento olímpico. Por exemplo, um gráfico do progresso de salto triplo poderia facilmente ser um arremesso de peso ou competição lançamento de dardos. Usar a emoção dos jogos em sala de aula pode ser uma grande ferramenta de aprendizagem para todas as disciplinas. Uma ótima maneira de incluir todos os alunos e professores na disputa é ter uma medalha de competição geral que calcula os resultados de todas as disciplinas. Isto pode ser conseguido utilizando os resultados individuais, ou resultados das equipes. Ao utilizar os resultados da equipe, considere ter grupos de quatro ou cinco alunos, cada um representando um país. Para incorporar o aprendizado na competição, peça aos alunos para prepararem um breve relatório sobre seu país, ou peça também para criarem um logotipo para seu país de forma a refletir suas características e costumes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível