As oliveiras precisam de polinização cruzada?

Escrito por k.c. morgan | Traduzido por thania moraes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As oliveiras precisam de polinização cruzada?
As oliveiras não produzem frutos, a menos que a polinização aconteça (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os homens têm cultivado oliveiras por milhares de anos, e a árvore é conhecida em muitas lendas e contos mitológicos. As oliveiras são nativas da quente região mediterrânea e podem crescer em ambientes internos em áreas mais frias. As oliveiras produzem a oliva, ou azeitona, que tem muitos usos culinários. Como na maioria das plantas produtoras de frutos, as flores da oliveira precisam ser polinizadas antes que o fruto possa crescer.

Propagação

As oliveiras não podem ser cultivadas a partir da semente. Uma enxertia pode ser usada para criar árvores novas, mas um método bem mais fácil é retirar cortes de uma planta saudável e bem estabelecida. Os cortes devem ter entre 30 e 35 cm de comprimento, removidos de uma madeira que tenha dois anos de idade. Cortes recém-plantados não vão produzir frutos por aproximadamente quatro anos, mas eles devem produzir azeitonas anualmente depois disso. Uma propagação e cultivo adequados das oliveiras é necessário se você quer que a árvore produza frutos saudáveis e bons para o consumo.

Polinização

As flores da oliveira, que são pequenas e esbranquiçadas, são difíceis de ver por trás das folhas perenes. As oliveiras produzem flores perfeitas, com os órgãos reprodutivos masculinos e femininos, e flores que contêm apenas estames. As oliveiras não precisam dos insetos para a polinização, apenas do vento, e a maioria das variedades se autopoliniza. A polinização cruzada -- a prática de plantar mais de uma árvore para garantir a polinização -- não é necessária, mas ela resulta na produção de frutos mais desejáveis.

Temperatura

Além da polinização, a temperatura tem um grande papel na produção de frutos da oliveira. A árvore não vai começar a crescer até que a temperatura se aqueça a pelo menos 21 graus Celsius. Uma vez que a temperatura fique abaixo disso, o crescimento para. As flores apenas começam a crescer quando a árvore passa por noites frias e dias quentes. As noites não podem ser muito frias, entretanto os botões vão congelar se expostos a temperaturas abaixo de -8 graus Celsius. Se a temperatura cair abaixo de -12 ºC, a árvore poderá morrer completamente. Se as flores não crescerem por causa das condições inadequadas de temperatura ou se ficarem danificadas pelo clima congelante, a polinização não será mais um fator, pois os botões não produzirão frutos de qualquer maneira.

Fruto

As azeitonas são produzidas a partir de flores polinizadas. Inicialmente, as azeitonas são verdes. Algumas variedades permanecem verdes mesmo após maduras, enquanto outras vão se tornar um roxo escuro ou marrom. As flores que não forem polinizadas, e mesmo nas árvores mais saudáveis nem todas as flores serão, simplesmente vão murchar e cair da árvore. O fruto da oliveira pode ficar danificado pelo clima frio e deve ser colhido antes das temperaturas mais frias do outono.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível