Omega-3 e os níveis de açúcar

Escrito por larry armstrong | Traduzido por marcio almeida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Omega-3 e os níveis de açúcar
Suplementos de ômega-3 pode ajudar a controlar a glicemia (vitamin e image by Margaret M Stewart from Fotolia.com)

Um estudo de 1999 publicado na revista "International Journal of Circumpolar Health" descobriu que, quando os esquimós com elevada taxa de açúcar no sangue adotaram dietas tradicionais ricas em ácidos graxos ômega-3, houve queda em sua glicemia em jejum. O estudo foi o primeiro a estabelecer uma ligação entre ômega-3 e os níveis de açúcar no sangue. Tradicionalmente, os esquimós sofrem muito pouco de diabetes; pesquisadores observaram, porém, que quando essa e outras populações adotam hábitos alimentares ocidentais, a prevalência de diabetes dispara.

Outras pessoas estão lendo

Glicemia

O teste de glicemia em jejum, ou FPG na sigla em inglês, é usado para medir açúcar no sangue em pessoas que não tenham comido por pelo menos oito horas. O FPG detecta diabetes e pré-diabetes. Pré-diabetes é uma condição em que os níveis de açúcar no sangue são altos, mas não alto o suficiente para um diagnóstico de diabetes. As pessoas com um nível de glicose em jejum entre 100 e 125 mg/dL são considerados pré-diabéticos e têm uma condição conhecida como glicemia de jejum alterada. Glicose em jejum de 99 mg/dL e inferior é normal, enquanto que um nível de 126 mg/ L ou superior confirma o diagnóstico da diabetes.

Resistência à Insulina

A edição de março-abril de 2009 da revista "Hospital Nutrition" (Nutrição Hospitalar) publicou resultados de estudos que mostram que a resistência à insulina causa alta glicemia e resulta de hábitos de vida que começam na infância, incluindo ganho de peso causado por refeições fast food e consumo baixo de ômega-3. Durante o período de 10 a 20 anos, estas alterações levam a uma perda de controle do açúcar no sangue, já que a habilidade dos tecidos corporais reagirem à insulina vai sendo comprometida. Durante este período de ação da insulina deficiente a secreção desse hormônio aumenta, num esforço para corrigir a condição até que, finalmente, as células produtoras de insulina são esgotadas e deixam de funcionar.

Ômega-3

Os ômega-3 são ácidos graxos essenciais encontrados em peixes e animais marinhos, tais como os que formam a base da dieta esquimó tradicional. Estes ácidos são essenciais para uma boa saúde e só podem ser obtidos através da dieta. Eles são componentes importantes de quase todas as membranas celulares e a sua falta de ingestão adequada é parte integrante das mudanças de estilo de vida que ajudaram a produzir a pandemia de diabetes.

Omega-3 ​​e Resistência à Insulina

Muitos estudos científicos demonstram os benefícios do ômega-3 para controlar o açúcar no sangue. O estudo da "Hospital Nutrition" demonstrou que o aumento da ingestão de ômega-3 aumentou o teor de lipídios com ômega-3 no músculo esquelético. Isso é importante porque estes lípidos afetam todo o metabolismo energético do corpo por estimular a captação de açúcar no sangue. A sensibilidade à insulina foi melhorada em participantes do estudo que ingeriram 4 g de ômega-3 por dia durante 12 semanas. Além disso, a suplementação melhorou o metabolismo de açúcar no sangue em pacientes tratados para a hipertensão. Os pesquisadores concluíram que uma dieta de peixes oleosos diminui a resistência e os níveis de insulina.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível