Mais
×

Como fazer ondas do mar realistas com papel

Atualizado em 17 março, 2017

O oceano fascina crianças, principalmente aquelas que nunca o viram antes. As escolas utilizam unidades temáticas do oceano em diversos graus e áreas das matérias, tais como as focadas em animais, geografia e condições climáticas. O oceano aparece até mesmo em equações matemáticas, tais como quando os alunos precisam responder a distância total que uma onda pode viajar. As ondas de oceano realísticas projetos ou decorações da classe podem ser feitas facilmente com papel, tecido ou material similar.

Instruções

Ondas do oceano com aparência realística podem ser feitas facilmente como um projeto de artesanato para a aula (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  1. Recorte, em uma cartolina branca, um formato de onda do mar para ser usado como modelo, ou faça o download de um pronto encontrado na internet. Usando um lápis ou caneta, trace o contorno desse modelo em um pedaço de cartolina azul. Se preferir, recorte a forma da onda manualmente. Em seguida, cole a onda que você recortou em um fundo branco.

  2. Use uma tonalidade de cor azul, de preferência a mais escura, como base para a onda. Corte parte de cartolinas das outras cores e faça camadas com elas por cima das ondas. Algumas delas devem ser visíveis mesmo por baixo das outras. Crianças mais novas podem não querer adicionar nenhuma camada, enquanto os alunos mais velhos podem adicionar cinco ou mais camadas e cores.

  3. Cole o lenço de papel branco nas ondas para obter um efeito realístico de espuma. Você pode cortar pequenos pedaços do lenço, amassá-lo em bolas ou empilhá-los de modo organizado. Essa variação nas ondas criará uma aparência realística de turbilhão. O papel colorido de artesanato pode se molhar e manchar ao ser colado, causando, assim, mudanças nas cores.

  4. Adicione mais enfeites após terminar de criar suas ondas de papel. Você pode adicionar textura e dimensão ao projeto utilizando glitter, giz de cera, marcadores, gravação em relevo e tintas. Aplique tinta com uma bola de algodão ou esponja velha para criar profundidade. Um papel branco especial, tal como papel velino ou de amoreira, também pode criar o visual de espuma nas ondas.

Dicas

  • Amontoe tiras de onda, uma no topo da outra, para obter a ilusão de ondas rolando ou se movendo.
  • Para esculpir com papel, você precisará de uma porção equilibrada de um pouco de cola branca e água, na proporção de 1:1. Essa mistura lhe permite criar ondas de papel tridimensionais. Corte os papeis em pedaços, continuando a juntar para a onda.

O que você precisa

  • Modelo com formato de onda do mar
  • Lápis ou caneta
  • Cartolinas com diversas tonalidades de cor azul e turquesa ou papel colorido de artesanato
  • Cartolina branca ou papel colorido de artesanato
  • Cola branca
  • Lenço de papel branco
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article