Mais
×

Opções sustentáveis para limpar um colchão velho de ácaros de poeira

Atualizado em 18 julho, 2017

Os ácaros são insetos microscópicos que prosperam em ambientes quentes e úmidos, tornando seu colchão um ambiente perfeito para isso. Eles se alimentam de cabelos e células mortas da pele e produzem matéria fecal contendo uma proteína que a maioria das pessoas são alérgicas. Muitas empresas oferecem serviços de extermínio desses ácaros usando produtos químicos nocivos ou limpeza à vapor, mas deitar na cama depois disso pode arrepiar qualquer pessoa. Existem algumas alternativas simples e sustentáveis para livrar sua casa dessas pragas.

O que está vivendo naquele colchão velho? (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Exponha seu colchão à luz do sol

Os ácaros gostam de viver em lugares escuros, mornos e úmidos; se eliminar qualquer uma dessas condições, você poderá matar ou afastá-los. Mesmo que congelar seu colchão ou expô-lo a uma temperatura de 50ºC possa não parecer muito viável, a exposição prolongada ao sol poderá dar resultado. Leve seu colchão para o jardim em um dia ensolarado. Não se esqueça de colocá-lo em um lugar seguro onde ele não absorverá umidade ou quaisquer outros alérgenos. Algumas horas de luz solar já é o suficiente para livrá-lo desses bichinhos.

Diminua a temperatura

Os ácaros da poeira prosperam em ambientes com temperaturas acima de 20ºC. Deixar seu quarto abaixo de 20ºC ajudará a eliminar os ácaros.

Não arrume a cama

Deixar sua cama desarrumada pela manhã dá a seus lençóis e ao colchão a possibilidade de secar e diminuir a umidade presa dentro dele. Como os ácaros gostam da umidade, isso deve ajudar a impedi-los.

Limpe com um filtro HEPA

Muitos filtros de ar e aspiradores emitem toxinas que são tão prejudiciais quanto os ácaros de poeira. A filtração HEPA remove 99% dos ácaros e suas fezes, além de ser muito mais segura para o ambiente. Os aspiradores com filtros HEPA podem ser alugados ou comprados. Aspire o colchão inteiro, especialmente na cabeça e pé da cama.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article