Como operar caminhões basculantes

Escrito por k.k. lowell | Traduzido por ingrid marçal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como operar caminhões basculantes
Um caminhão basculante desse tamanho requer que a carteira de motorista seja de um categoria especial (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Na maioria das vezes, quando alguém precisa de um pequeno caminhão basculante é possível alugá-lo em um centro de aluguel de caminhões qualquer, concessionária de automóveis ou grandes lojas de material de construção. Caminhões de até 20.411 kg de peso bruto são geralmente equipados com transmissão automática e pode ser conduzido por qualquer pessoa com carteira de motorista da categoria adequada. Caminhões maiores podem ser equipados com transmissão manual e requerem mais habilidade para operar com segurança. Caminhões basculantes usam motor de caminhão ou motor elétrico para operar a bomba hidráulica. Quando um caminhão tem transmissão automática, o sistema hidráulico de despejo é normalmente operado eletricamente.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Caminhões basculantes acionados por motor

  1. 1

    Saia da cabine do caminhão e caminhe até a área em que a carga será colocada. Verifique se há pontos fracos no solo, fios aéreos e terreno irregular.

  2. 2

    Entre no caminhão e dirija até o local de despejo.

  3. 3

    Verifique se não há fechaduras ou correntes limitando a abertura da porta traseira. Solte a trava da porta traseira. Essa é uma alavanca do lado esquerdo da frente do caminhão, geralmente mantida na posição para cima e envolta por uma corrente. Remova a corrente e empurre a alavanca para baixo até o seu limite inferior para liberar a trava.

  4. 4

    Pise na embreagem e mova o controle PTO para a posição "ligado" com o motor ligado. Dependendo do fabricante, este controle pode ser um botão de puxar ou um comutador elétrico. Ele vai ser marcado com "Energia" ou "Tomada de força".

  5. 5

    Mova a alavanca de controle para a posição "cima". Levante a carroceria lentamente para dar tempo para o carregamento ser totalmente despejado. Depois do despejo, mova a alavanca de controle para a posição original. Alguns modelos exigem a alavanca segurada até que a carroceira esteja completamente abaixada.

    Sistemas de caminhões basculantes

  1. 1

    Certifique-se de que o local de despejo é seguro para dirigir e que não possui fios aéreos ou galhos de árvores na zona de despejo.

  2. 2

    Retire o caminhão da zona de despejo. Verifique a porta traseira recolocando as fechaduras ou correntes que irão impedir ou limitar a abertura da porta traseira. Solte a trava da porta traseira.

  3. 3

    Desligue o interruptor de alimentação que controla o despejo, se o caminhão for equipado com essa opção.

  4. 4

    Pressione o botão "cima" no painel de comando. O botão é um tipo de interruptor de contato que exige que seja segurado durante a operação do motor hidráulico. O painel de comando é normalmente localizado no centro do painel ou no chão, entre o assento do condutor e a porta.

  5. 5

    Espere até que a carga seja completamente descarregada e pressione o botão "baixo" e segure-o até que a carroceria abaixe completamente. Antes de ir embora, feche a trava de porta traseira e coloque a corrente de segurança para mantê-la na posição.

Dicas & Advertências

  • Iniciantes devem ser sempre auxiliados na hora de fazer o despejo. O auxiliar deve ficar afastado do caminhão enquanto a carroceria é levantada.
  • Um caminhão que tenha uma carga com peso próximo da sua capacidade pode tombar, se a carga ficar retida na carroceria. Tenha muito cuidado ao fazer o despejo em solos molhados ou duros.
  • Nunca deixe o caminhão carregado durante a noite em condições climáticas inadequadas. A carga pode se tornar um perigo na hora do despejo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível