Como operar um guindaste com segurança

Escrito por terrie dominguez | Traduzido por marcos gabriel martins de oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como operar um guindaste com segurança
Operar guindastes com segurança é importante para prevenir ferimentos e danos a equipamentos. (crane image by bedecs from Fotolia.com)

Segurança em guindastes é importante por muitas razões. Guindastes são muito grandes e podem ser perigosos se eles não estiverem nas mãos de alguém que esteja autorizado a usá-los. Operadores certificados de guindaste precisam tomar precauções cada vez que içam uma carga. Eles devem realizar uma verificação de segurança sempre antes de operarem o guindaste. Se não executarem essas verificações de segurança, pessoas podem sofrer ferimentos e equipamentos danos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Sapatos ou botas de segurança
  • Luvas de trabalho
  • Capacete
  • Óculos de segurança

Lista completaMinimizar

Instruções

    Segurança no guindaste antes da operação

  1. 1

    Realize uma verificação de segurança dos controles internos do guindaste. Teste os controles para garantir que o equipamento irá funcionar com êxito. Certifique-se de que todos os controles estejam rotulados corretamente.

    Como operar um guindaste com segurança
    Os controles do guindaste devem estar rotulados corretamente. (konsole image by sun_orbiter from Fotolia.com)
  2. 2

    Realize uma verificação de segurança do lado de fora do guindaste. Verifique se há qualquer dano na sua parte externa, como parafusos soltos ou pneus subinflados. Fique atento a todos os ruídos e sons estranhos. Preste atenção a movimentos bruscos ou incomuns.

    Como operar um guindaste com segurança
    Um pneu furado em um guindaste pode ser perigoso. (bad day image by Allyson Ricketts from Fotolia.com)
  3. 3

    Realize uma verificação de segurança nos ganchos do guindaste. Eles devem estar intactos, sem rachaduras, torções, dobras ou estiramentos. Confira as travas de segurança de cada gancho para verificar danos. Ouça todos os ruídos de moagem quando se moverem. Eles devem mover-se suave e silenciosamente.

    Como operar um guindaste com segurança
    As verificações de segurança devem ser feitas nos ganchos do guindaste. (hook image by cherie from Fotolia.com)
  4. 4

    Realize uma verificação de segurança no bloco do guindaste. Procure danos estruturais no bloco ou em qualquer um dos componentes. Os feixes sobre o bloco devem se mover suave e silenciosamente. Ouça e sinta se há problemas de desgaste nos rolamentos. Cheque qualquer dano na guarda da polia. Verifique se a guarda não está entrando em contato com a polia ou com o cabo de aço.

  5. 5

    Realize uma verificação de segurança no cabo de aço e nas cintas de segurança.Procure por qualquer desgaste, dobras, desgaste ou cortes no cabo de aço e cintas.

    Como operar um guindaste com segurança
    O cabo de aço deve ser verificado quanto a danos de desgaste ou rasgo. (rope image by Brett Bouwer from Fotolia.com)
  6. 6

    Verifique se o caminho em que o guindaste está se movendo está limpo. Ande pela rota e verifique as possíveis colisões, encostas ou outros obstáculos. Mova todos os obstáculos para fora do caminho, se possível.

    Carregando e operando o guindaste com segurança

  1. 1

    Use o equipamento de segurança adequado. A fim de evitar lesões durante a operação de um guindaste, certifique-se de usar sapatos ou botas de segurança, luvas de trabalho, que não podem estar perfuradas, capacete e óculos de segurança.

    Como operar um guindaste com segurança
    Equipamento de segurança é importante quando se opera um guindaste. (yellow construction hat image by Peter Baxter from Fotolia.com)
  2. 2

    Selecione o engate correto para sua carga. Isto irá assegurar que ela esteja adequadamente equilibrada.

  3. 3

    Anexe a carga ao bloco usando um dispositivo de elevação, tal como uma corrente ou um cabo.

  4. 4

    Aperte as correias de segurança e parafusos para fixar a carga. Certifique-se de que a carga não vai se mover durante o transporte.

  5. 5

    Levante a carga e evite que ela balance fora de controle. Faça movimentos pequenos e suaves correções. Siga as instruções de um supervisor de guindaste. Todos os guindastes têm um operador e um supervisor. O supervisor irá vigiar os obstáculos, dizer ao operador quando girar o guindaste e quando abaixar a carga.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível