Orelha dobrada de felinos é sintoma de doenças?

Escrito por jo chester | Traduzido por vanessa santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Orelha dobrada de felinos é sintoma de doenças?
Se as orelhas do seu bichano estiverem dobradas, ele pode estar com alguma infecção (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Para muitos gatos, as orelhas demonstram um aspecto diferente, incluindo as orelhas dobradas, representando normalmente um sintoma, resultado de uma doença ou problema. Enquanto algumas raças têm orelhas de diferentes formatos, tais formas na população geral de gatos é geralmente sintoma de trauma ou doença.

Outras pessoas estão lendo

Anatomia normal da orelha felina

A orelha normal felina consiste de uma aba curvada de cartilagem (a aurícula) coberta com poucos pelos finos na superfície exterior. A orelha normal, normalmente fica ereta e gira livremente em sua base. O canal é vertical e deve estar livre de resíduos, embora uma pequena quantidade de pelo possa estar presente. Ele forma um ângulo quase reto que se volta para o ouvido médio e interno.

Hematomas

Um coágulo ou uma pocinha de sangue presa sob a pele da orelha dos gatos é chamado de hematoma, resultado de um trauma que geralmente decorre de arranhões do gato devido a ácaros ou infecções. Os hematomas podem ser bastante pesados em relação ao couro da orelha, causando um dobramento da superfície da cabeça do animal. O couro da orelha pode também assumir uma aparência de couve-flor.

Ácaros e infecções

Parasitas, como os ácaros, podem levar ao trauma descrito acima. No entanto, podem também causar suas próprias lesões ou levarem a infecções, sendo que ambos podem deixar a orelha próxima à cabeça em uma posição dobrada, devido à dor ou irritação pela qual eles passam. Qualquer odor desagradável ou som mole emitido pela orelha quando a base for esfregada pode ser sinal de infecção. Muitos tratamentos eficazes contra ácaros estão disponíveis; porém, se houver qualquer dúvida sobre o que está causando o cheiro ou a irritação, o gato deve ser levado a um veterinário para ser diagnosticado.

Cirurgia para correção das orelhas dobradas

Se o trauma externo à orelha ou canal estiverem extremamente acometidos, a cirurgia pode ser necessária para corrigir essa situação. Uma ressecção aural pode ser usada para reabrir a estrutura ou o canal da orelha, para aumentar o fluxo de ar ou remover qualquer obstrução ocorrida devido à lesão, infecção, condição ou doença.

Raças com diferentes orelhas na aparência

Scottish Fold: De acordo com o site "Cat Fancier’s Association", essa raça é originada de uma única gata de celeiro da região Tayside, na Escócia. A mutação genética recessiva que causou as dobras na orelha desta raça é responsável por espinhos enrijecidos e caudas, caso esses gatos sejam criados com outros de orelhas dobradas. A orelha do Scottish Fold começa a dobrar quando os filhotes têm por volta de três semanas de idade.

American Curl: A raça é originada de uma mutação que ocorreu em um gato de rua de longos pelos, chamado Shumalith, encontrado em Lakewood, na Califórnia. Diferente do Scottish Fold, a mutação aqui responsável vem de um gene dominante, de modo que apenas um gene é necessário para a expressão da orelha curvada, que não está associada a nenhuma condição ou doença.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível