×
Loading ...

Como fazer as orelhas de um doberman ficarem de pé

Atualizado em 07 abril, 2017

O corte das orelhas dos cães da raça doberman pinscher serve historicamente duas funções. Como trata-se de um cão criado para ser um protetor pessoal, a orelha cortada permite que haja menos "lugar" para que um animal o ataque. Além disso, por ser um cão de busca e de resgate de animais, a orelha cortada permite que o doberman identifique um som quatro vezes melhor com a orelha cortada do que com ela mantida. Muitos donos de cães dessa raça que o tem como companhia, preferem não cortar a orelha, pois não é um procedimento necessário.

Instruções

O corte militar é o mais fácil de manter (Doberman image by Stana from Fotolia.com)
  1. Encontre um especialista em corte de orelhas de cães respeitável. Faça isso assim que comprar o filhote de doberman. O criador dos cães deve ter um ou mais contatos, ou você pode entrar em contato com um grupo que organiza shows, ou um grupo de salvamento local para recomendações. Lembre-se de perguntar ao veterinário sobre a experiência que ele tem no corte de orelhas de cães dessa raça.

    Loading...
  2. Defina qual estilo de corte você quer para o seu cão. Há três estilos possíveis: corte militar, corte médio e corte para show. O primeiro deles tem uma base mais ampla e demora menos tempo para que a orelha fique de pé. O segundo, o corte médio, é um pouco mais longo do que o militar, e o para show é o mais longo e mais estreito de todos, o que demanda maior esforço para que fique de pé.

  3. Agende uma consulta com o veterinário quando seu cachorro tiver entre 7 e 8 semanas de idade. Não alimente o doberman por 12 horas antes da cirurgia, porque o seu cão estará sob anestesia para realizar o procedimento de aproximadamente 30 minutos.

  4. Coloque as orelhas do cão em um cone ou copo, de acordo com as instruções do seu veterinário. Essa posição fará com que as orelhas fiquem em pé enquanto cicatrizam e ajudará a manter as suturas limpas. Seu doberman provavelmente tentará tirar o copo do lugar, por isso, esteja sempre de olho no seu cão.

  5. Limpe as suturas regularmente com o algodão embebido em peróxido e em pó antisséptico ou qualquer outro produto de limpeza especializada e creme que seu veterinário lhe indicar o uso. As suturas serão removidas entre sete e dez dias após a cirurgia.

  6. Mantenha uma fita nas orelhas do seu cachorro por mais sete a dez dias, até que as bordas do corte estejam cicatrizadas. Siga as instruções do seu veterinário sobre o tipo específico de corte feito para conseguir a forma desejada para a orelha do cão. Continue a observar regularmente a limpeza do local operado durante esse período.

  7. Mantenha as fitas nas orelhas do seu Doberman, utilizando uma nova fita regularmente e verificando a limpeza da região cortada por mais quatro a cinco meses. Pode levar até mais tempo para que as orelhas fiquem em pé por conta própria, até 1 ano de idade no caso de alguns cachorros. Alguns dobermans têm uma cartilagem fina nas orelhas, que demoram para se estabilizar de pé e demandam mais tempo e paciência de sua parte.

Loading...

Dicas

  • Fique atento caso as orelhas tiverem um mau cheiro após a cirurgia. Elas devem cheirar como algo limpo. Caso contrário, o seu cão pode ter contraído uma infecção.
  • Mantenha os ouvidos secos para evitar uma possível infecção. Use um pó ou creme para secar as áreas de sutura e mude a fita regularmente.
  • Não há nenhuma razão médica para cortar as orelhas de um doberman. Em quase todos os casos, é um procedimento cosmético, com a possível exceção de cães de busca e salvamento.

Aviso

  • Não leve seu cão a um veterinário inexperiente com o corte de orelha de dobermans. Um corte ruim pode fazer com que elas nunca fiquem de pé e, em vez disso, se enrolem para dentro.
  • Não deixe que as orelhas fiquem para fora dos copos em qualquer momento enquanto que está treinando-as para ficar em pé.
  • O corte deve ser feito antes das 12 semanas de idade. Depois disso, a cartilagem já estará definida e as orelhas não mudarão sua posição.

O que você precisa

  • Esparadrapo
  • Pó antisséptico
  • Peróxido
  • Bolas de algodão
  • Pomada de cicatrização

Referências

Loading ...
Loading ...