Como usar um organizador gráfico de mapas de personagem

Escrito por dawn r. levesque | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar um organizador gráfico de mapas de personagem
Os personagens dos livros seguem caminhos delineados pelo autor (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Organizadores gráficos de mapas de personagem são um método ilustrado para organizar informações sobre um personagem de um livro. A vantagem do organizador é que ele facilita para o estudante a organização de fragmentos de informação do personagem num esquema coerente e fácil de entender. Mapas de personagem não geram apenas discussões; eles mostram as resoluções de problemas e as decisões tomadas. O aluno alcançará um entendimento maior e compreenderá melhor o personagem, suas relações com outros personagens e seu papel na história como um todo.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Desenhe um organizador de mapas de personagens à mão ou baixe um da internet. Há muitas técnicas de organização gráfica para se escolher: depois de pesquisar online (ver Referências) ou em livros como o "Great Graphic Organizers for Literature" (Recursos 1), decida qual mapa é mais eficiente para o trabalho em questão.

  2. 2

    Comece com um título e então escreva o nome do personagem a mapear. Ele pode ser colocado no topo da página e espalhado abaixo como um organizador em árvore (pense numa árvore genealógica) ou colocado no centro, em formato de teia. Destaque o personagem colocando seu nome em um círculo ou quadrado.

  3. 3

    Priorize e determina informações relevantes sobre o personagem de acordo com a tarefa específica. Decida os seis aspectos mais importantes da descrição física do personagem. Considere seu físico, seus cabelos e a cor dos olhos, a idade ou outras marcas distintivas como sardas, tatuagens ou cicatrizes. Algumas vezes o personagem não será descrito em terminologia descritiva, e o leitor deverá ligar as características físicas no decorrer da narração e dos diálogos.

  4. 4

    Estabeleça as emoções do personagem no próximo espaço, estabelecendo antes os eventos na história que as causaram. Dê um passo além das emoções simples de felicidade ou tristeza. Uma descrição mais efetiva pode ser "exuberante" ou "de coração partido". Pense em seis emoções e cite pequenos exemplos que as apoiem.

  5. 5

    Coloque no papel o comportamento do personagem. Ele geralmente tem uma motivação que dispara cada aspecto comportamental. Procure situações ou circunstâncias no decorrer da história para apoiar o comportamento observado: ele pode ser caricato ou não. Perceba como o personagem reage à circunstância ou quais são suas respostas. Preste atenção às frases repetidas, pois elas podem ser usadas para expressar o comportamento do personagem. Liste seis exemplos e cite a situação relevante.

  6. 6

    Liste seis das características de personalidade do personagem, incluindo forças e fraquezas. Se o personagem tiver compaixão e coragem, por exemplo, liste a característica e então ache a situação da história que a demonstra.

  7. 7

    Mande para o papel o que os outros personagens da história pensam e dizem sobre o personagem analisado. Isto é normalmente revelado pelas ações e diálogos de outros personagens. Leve em consideração o efeito que o personagem mapeado tem no comportamento dos outros personagens. Detecte quaisquer significados ocultos nos diálogos, pois os personagens podem apenas deixar subentendido o que estão pensando.

Dicas & Advertências

  • Use o organizador como uma ferramenta para discussões na sala de aula e para iniciar projetos relacionados à história.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível