Como organizar armário de cozinha

Escrito por érica frança
Como organizar armário de cozinha
Louças devem ser empilhadas de acordo com a frequência do uso (Kraig Scarbinsky/Photodisc/Getty Images)

A cozinha é um dos locais onde passamos mais tempo em nossas casas e onde fazemos muitas coisas. Por isso mesmo, é um dos cômodos onde as chances de desorganização são maiores. Para encontrar tudo de que precisa, na rapidez que quer, é importante manter os armários da cozinha organizados. Siga estas dicas e aproveite a cozinha, para passar bons momentos em família.

Instruções

    Cada coisa em seu lugar

  1. 1

    Sabe os ingredientes que você abriu para uma receita, mas não usou o pacote inteiro? Você precisa de uma área do seu armário apenas para os ingredientes abertos, como uma prateleira. Guarde-os em vidros hermeticamente fechados, para evitar que estraguem e os deixem todos juntos. Como os vidros são transparentes, você encontrará o ingrediente de que precisa com rapidez.

  2. 2

    Potes e tampas devem ser guardados separadamente, para que os potes “respirem” e não fiquem com os cheiros dos alimentos. Mas guarde as tampas em um pote grande e deixe-as próximas. Utensílios que são utilizados para o manuseio de alimentos devem ficar próximos da bancada, como pendurados acima da pia, por exemplo.

  3. 3

    Panelas, assadeiras, formas e tudo o que for no fogão deve ser armazenado em conjunto. Otimize o espaço colocando formas menores dentro das maiores e os guarde juntos, em um gavetão do armário, por exemplo. Os utensílios que vão à mesa, como travessas e bandejas, também devem ser agrupados. Tente guardar as bandejas na vertical, dentro do armário. Assim, elas ocupam menos espaço.

  4. 4

    As louças devem ser guardadas de acordo com a frequência de uso. O prato do dia a dia deve estar mais fácil do que aquele utilizado apenas quando você tem visitas. Empilhe as louças e enfileire os copos.

  5. 5

    Batedeira, liquidificador e batedeira podem ir nos tampos e balcões da cozinha, para ficarem visíveis e em locais de fácil acesso. O que você utiliza menos poderá ficar armazenado dentro do armário.

  6. 6

    As gavetas são um convite à desorganização. Não deixe que isso aconteça. Na primeira gaveta, deixe os talheres do dia a dia, separados por tipo – garfos, facas, colheres, colheres de sobremesa. Na segunda gaveta, vão os talheres maiores. Neste caso, compre separadores para a gaveta. Esses utensílios podem também ser pendurados acima da pia. Desta forma, dão um charme especial à cozinha.

  7. 7

    Separe a última gaveta do armário para armazenar panos de prato, jogos americanos e toalhas.

Dicas & Advertências

  • Para organizar melhor seus armários, o mais indicado é que ele seja planejado. Assim você otimiza o espaço da cozinha. Se não for possível, tente aproveitar cada espaço da cozinha para o armário ou para uma prateleira.
  • Para manter a higiene, alimentos e ingredientes abertos devem ser armazenados em potes de vidro. Nunca enxugue as mãos nos panos de prato. Deixe-os separados – um para a louça e outro para as mãos.

O que você precisa?

  • Armários
  • Prateleiras
  • Gavetas
  • Separadores para gavetas

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível