Como organizar um bingo matemático

Escrito por angelique de la morreaux | Traduzido por daniele joi
Como organizar um bingo matemático

Torne a matemática divertida com um bingo

math image by jaddingt from Fotolia.com

Promova um ambiente interativo em sua sala de aula incluindo um bingo matemático em seu planejamento. Como equações matemáticas são necessárias para tudo, da cozinha à medicina, torne o aprendizado de habilidades matemáticas básicas uma lição interessante para seus alunos. O bingo matemático permite incorporar habilidades básicas de resolução de problemas, como adição e subtração, em seu currículo. Ele incentiva os alunos a contribuírem tanto na preparação como na participação do jogo. Este plano de aula inovador permite que as crianças melhorem suas habilidades, despertem a curiosidade e desenvolvam um pensamento independente.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Potes com tampa

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Escreva um total de 50 problemas matemáticos em pequenas folhas de papel. Escolha problemas de adição e subtração cujas respostas estejam entre 1 e 10. Deve haver cinco problemas cuja resposta seja 1, cinco problemas cuja resposta seja 2, e assim por diante. Etiquete cada conjunto de 10 respostas com uma das letras: "B", "I", "N", "G" e "O". Insira os cartões, que serão os números de bingo, em uma jarra.

  2. 2

    Instrua os alunos a dobrarem um pedaço de papel longitudinalmente em cinco colunas e escreverem "B", "I", "N", "G" e "O" no topo das colunas, com uma letra em cada coluna.

  3. 3

    Instrua os alunos a dobrarem seus pedaços de papel em 5 linhas e escolherem 5 números aleatórios para cada linha, variando de 1 a 10, e escreverem um número em cada quadrado, exceto para a coluna "N." Essa coluna deve ter quatro números com o quadrado central em branco.

  4. 4

    Explique as regras do jogo. Informe aos alunos que cada número do bingo contém um problema de subtração ou adição e que a resposta para o problema pode estar em seus cartões de bingo. Explique que o problema deve ser resolvido antes que o quadrado possa ser marcado em seus cartões e que um vencedor é declarado quando alguém da classe completar uma linha horizontal, diagonal ou vertical e gritar "Bingo!"

  5. 5

    Jogue o bingo matemático. Pegue um cartão do pote e escreva a questão na lousa. Espere um minuto para todos os alunos completem o problema, verifique seus cartões e, em seguida, pegue a próxima questão. Repita esse processo até que haja um vencedor.

  6. 6

    Peça para o vencedor para levar seu cartão de bingo à frente da sala de aula para verificar suas respostas. Dê ao aluno uma estrela dourada ou um adesivo de campeão de matemática se o cartão estiver correto, e comece o jogo novamente para encontrar um novo vencedor.

Dicas & Advertências

  • Ajuste os problemas de matemática com base nos níveis de ensino e em seu planejamento. Use problemas de multiplicação e divisão para os alunos dos quarto e quinto anos, e aumente a gama de números nesse caso.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media