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Como organizar as ideias para escrever artigos melhores

Atualizado em 17 abril, 2017

Às vezes, a parte mais difícil de escrever é justamente começar. Cada artigo começa com uma ideia, mas traduzir essa ideia em palavras que facilmente sejam entendidas pelos outros exige organização. Existe uma técnica que pode deixar o fluxo de pensamentos emergir com mais facilidade levando você direto ao teclado para escrever. Ela só exige uma abordagem organizada para a escrita. Ao decompor o que começa como uma tarefa complexa - criar um artigo completo do início ao fim - do nada, além de uma ideia, a partes finitas e realizáveis, quando você colocar o artigo em um programa de processamento de textos, tudo deverá fluir bem em um período reduzido de tempo.

Instruções

Organize as ideias para escrever um artigo (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)
  1. Comece a organizar o artigo, considerando os três elementos da boa comunicação: cada artigo deve apresentar introdução, tema e recapitulação.

  2. Decida aproximadamente quantas palavras o artigo deve ter e divida-as entre os três principais elementos, usando percentuais aproximados. Como regra geral, a introdução pode conter 20%, o tema, 70% e a recapitulação 10%.

  3. Crie um esquema no programa de processamento de textos. Para um artigo com 600 palavras sobre a organização de ideias para escrever, isso pode ser igual a: Introdução (20% = 120 palavras) Tema (70% = 420 palavras) Recapitulação (10% = 60 palavras)

  4. Comece a consubstanciar o esquema. Expanda cada seção escrevendo frases curtas que questionem ou descrevam o que será discutido. Alguns exemplos de perguntas para a introdução podem ser "Qual é o propósito do artigo?" e "Para quem será escrito?" Dê a cada um desses tópicos metade da contagem de palavras estipulada.

  5. Continue o mesmo processo através das seções temáticas e de recapitulação. Aqui está a forma como o resto ficaria esquematizado: 1. Tema (420 palavras) a. Como é que se começa a escrever usando blocos de construção? (120 palavras) b. Forneça exemplos específicos usando este método (300 palavras) 2. Recapitulação (60 palavras) a. Reafirme/parafraseie o objetivo deste artigo (30 palavras) b. Aponte alguns benefícios adicionais do método (30 palavras)

  6. Comece a escrever o artigo. Escolha um elemento, não necessariamente em ordem linear, mas em qualquer parte do esquema que esteja pronto para emergir. Escreva pelo menos a frase inicial do primeiro parágrafo daquela seção. Se soar natural, prossiga até aproximar-se da contagem de palavras destinadas a esta parte. Se não, passe para uma outra parte do esquema e repita o processo. Enfim, usando este método, o artigo praticamente vai ser escrito sozinho. Como um benefício adicional, deverá haver um fluxo claro de uma ideia para a seguinte.

Dicas

  • A contagem de palavras ou percentuais acima são aproximados. Eles não são absolutos, nem finais. Eles simplesmente fornecem ao escritor uma maneira de pensar sobre o artigo em desenvolvimento como ele será transportado da mente para o computador.
  • Ocasionalmente, use o recurso de contagem de palavras do programa de processamento de textos para garantir que um tópico não exceda a quantidade de palavras.
  • Como um teste de legibilidade, leia o que foi escrito em voz alta.
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