Como organizar um jogo de futsal para cegos

Escrito por w d adkins | Traduzido por jose airton almeida neto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O futsal (futebol indoor) é um esporte popular em mais de 100 países. Tornou-se favorito entre as pessoas cegas ou com perda de visão parcial, fazendo parte até mesmo das paralimpíadas. Os que praticam futsal para cegos competem de acordo com as mesmas regras do futsal normal, apenas com modificações de segurança, que permitem que os jogadores encontrem a bola e se orientem em campo. Este guia é baseado nas regras internacionais estabelecidas pela Associação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA).

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Tente conseguir um campo indoor (ou society) em local fechado ou aberto que atenda às exigências do futsal para cegos. De acordo com as regras oficiais, a superfície da quadra deve ser plana e livre de irregularidades. Deve ter uma dimensão mínima de 22 por 42 metros, com uma margem adicional de 3 metros.

  2. 2

    Prepare a área para o jogo. O futsal é jogado em uma superfície similar a do futebol de campo, só que menor. Uma barreira de chute é necessária para jogos com cegos ou com perda parcial de visão. A barreira deve estar em uma altura de 100 a 120 centímetros e marcada (utilizando giz ou um outro método) para indicar uma divisão da área de jogo em 3 terços, ajudando os jogadores a serem guiados.

  3. 3

    Consiga uma bola de futsal própria para cegos. A modificação comum é colocar guizos dentro dentro da bola. Quando ela se movimenta, os guizos fazem um barulho que possibila aos jogadores localizar a bola através da direção do som.

  4. 4

    Monte times. Cada time é composto de quatros jogadores (cegos ou com perda parcial de visão) na linha e um goleiro com perda parcial de visão. Para competições com regras internacionais, a equipe não pode ter mais que 13 membros, incluindo 8 jogadores na linha, 2 goleiros, o técnico, o técnico assistente e um médico ou fisioterapeuta.

  5. 5

    Os jogadores devem estar vestidos de acordo com as regras. A única modificação exigida é para os jogos de nível B1 (totalmente cego). Os jogadores na linha devem utilizar vendas nos olhos e tampões, não sendo exigido o mesmo para os jogos de níveis B2 e B3 (perda parcial). Essa regra atende a dois propósitos: a proteção dos olhos e a resolução situações extremas, como quando um jogador tem percepção de luz mas não tem uma visão útil.

  6. 6

    Joguem. Dê as instruções verbais antes da partida começar, pedindo para que todos façam silêncio quando a bola estiver rolando, de modo que os jogadores possam ouvir a bola. Nenhuma outra instrução verbal que não seja dos guias oficiais pode ser oferecida aos jogadores. O técnico fica posicionado no meio do campo e atua como guia para os jogadores na lateral da parte central do campo. O técnico assistente fica posicionado atrás do gol oposto para guiar os jogadores naquela área do campo. Quando eles estão próximos gol, o próprio goleiro atua como guia.

Dicas & Advertências

  • Como qualquer outro esporte, os procedimentos para competições informais podem ser mais flexíveis. Todavia, para se jogar futebol para cegos com segurança, as regras de segurança devem ser estritamente seguidas.
  • Consulte um médico antes de começar a praticar qualquer esporte.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível