Como organizar uma mensagem persuasiva

Escrito por rachel reeves | Traduzido por fabiana silva
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Como organizar uma mensagem persuasiva
Ao discursar em público, forneça boas razões para que seus ouvintes queiram tomar uma atitude. (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Uma mensagem persuasiva é, de fato, uma chamada à ação e pode ser verbal ou escrita. Em ambos os casos, porém, ela quase sempre contém cinco componentes: uma introdução, um problema, as causas, as soluções e uma conclusão. Organize sua mensagem persuasiva de modo eficaz para que ela expresse sua ideia de forma clara, concisa e que possa ser facilmente colocada em prática. Ao estruturar sua mensagem dessa forma, você verá que será mais fácil alcançar o sucesso.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

  1. 1

    Para despertar toda a atenção de seus ouvintes, elabore uma introdução inteligente, interessante ou engraçada. Mantenha a atenção deles, ligando-os ao assunto que você apresentará. Manifeste sua posição de forma clara e apresente resumidamente alguns dos pontos que serão discutidos. Escolha um vocabulário que desperte a emoção e conecte você aos membros de sua plateia. Fale com eles e não para eles.

  2. 2

    Defina o problema e explique como eles são afetados. Por exemplo, comente sobre a construção de um novo hipermercado na cidade. Esse empreendimento acabará com os postos de trabalho do comércio local? Um programa de prevenção de gangues que perde o financiamento colocará as crianças em risco? Concentre-se nos membros de sua plateia e diga por que eles devem se importar.

  3. 3

    Explique as causas do problema. Mesmo tendo várias, escolha apenas as duas ou três principais. Dê um caráter pessoal a elas, de forma que a plateia sinta-se envolvida. Eles foram informados sobre o projeto de implementação do hipermercado? Houve desvios dos impostos que eles pagam e que são destinados para o programa de prevenção de gangues? Eles devem acreditar na conexão entre o problema e as causas, bem como no envolvimento deles, para que possam agir. Forneça pelo menos três elementos de evidência que sustentem suas afirmações.

  4. 4

    Sem hesitação, descreva passo a passo as soluções para o problema e a ação que a plateia deve tomar para garantir que ela funcione. Utilize uma linguagem dinâmica que chame a plateia à ação e lhes dê uma razão para isso. Forneça um prazo para que as ações sejam concluídas. Mostre como eles podem fazer a diferença.

  5. 5

    Finalize com uma observação positiva. Conclua sua mensagem revendo resumidamente o problema e as soluções. Concentre-se nas soluções ao invés dos problemas e na responsabilidade que cada um tem de garantir que as soluções ocorram. Motive-os para a ação e diga que você acredita que são capazes.

Dicas & Advertências

  • Utilize um mapa de persuasão (veja a seção recursos) para organizar de modo fácil e eficaz seus pensamentos.
  • Mantenha sua mensagem positiva e concisa. Uma mensagem curta e otimista, que identifica um problema e algumas soluções viáveis, é mais eficaz do que um discurso longo ou um texto cheio de tristeza e melancolia.

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