×
Loading ...

Como organizar uma mesa para um almoço informal

Um almoço informal dá aos amigos e a família a oportunidade de se conectarem em uma refeição sem terem que se preocupar com detalhes tais como que talher usar. Uma mesa informal é servida apenas com o básico, o que significa que é perfeitamente normal usar o mesmo garfo do início até o fim da refeição. Também é aceitável deixar de lado forros de mesa arrojados, talheres caros, e pratos e prataria combinando. Em vez disso, substitua esses itens por outros implementos que deixam a mesa bonita e funcional com o mínimo de transtorno.

Instruções

Um almoço informal exige poucos dos elementos decorativos usados nas refeições formais (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

    Preparação

  1. Coloque o forro sobre a mesa. Como alternativa, você pode usar lenços longos, papel de açougueiro ou lençóis velhos.

    Loading...
  2. Coloque uma esteira de prato simples, daquelas encontradas em lojas locais, sobre a mesa em cada um dos lugares. Uma esteira de mesa com desenhos e cores claras podem ajudar a dar um tom mais informal ao almoço.

  3. Coloque um prato no meio de cada esteira. Em almoços informais, você não precisa separar os pratos de salada daqueles que serão usados na refeição principal; use o mesmo prato para ambos. Não se preocupe se os pratos não combinam; um almoço informal libera você das obrigatoriedades que uma mesa formal exige. Os utensílios descombinados fazem com que os convidados se sintam mais à vontade.

  4. Dobre alguns guardanapos para complementar a decoração da sua mesa e coloque um em cada esteira, posicionando-os do lado esquerdo do prato. Lenços coloridos ou guardanapos de linho são alternativas interessantes para substituírem os guardanapos de papel. Se você optar por usar guardanapos descombinados, coordene-os usando aqueles que têm a mesma cor ou desenho.

  5. Coloque a prataria sobre a mesa, deixando um garfo por cima de cada guardanapo e uma faca com a lâmina virada para o prato. Deixe uma colher bem ao lado de cada faca.

  6. Coloque copos de água ou refrigerante acima dos conjuntos de facas e colheres.

  7. Encha uma bacia com gelo e coloque refrigerantes e outras bebidas dentro dela. Se a mesa for grande o suficiente, coloque a bacia no centro da mesa. O tonel de garrafas e latas coloridas podem servir como centro de mesa. Se você optar por fazer assim, arranje enfeites coloridos para colocar junto com as bebidas.

  8. Enfeite a mesa com lanternas de lata. Ainda que você possa compra-las, é possível fabricá-las com latas velhas. Elas aderem um brilho a mais, e se você as usar do lado de fora, ainda pode colocar velas de citronela no interior das lanternas ao invés das velas comuns para afastar os insetos.

Loading...

O que você precisa

  • Forro de mesa
  • Guardanapos
  • Esteiras de prato
  • Canecas ou jarros de vidro
  • Bacia
  • Lanternas de lata
  • Talheres
  • Pratos

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...