×
Loading ...

Como organizar uma olimpíada escolar para o ensino primário

Atualizado em 17 abril, 2017

Saúde e aptidão física são iniciativas importantes a se incentivar em crianças. Nem todas elas são introduzidas ao esporte em casa e uma ótima maneira de conseguir isso é fazer mini olimpíadas na escola. Jogos olímpicos escolares são dinâmicos e animados e as crianças aprendem sobre saúde e os tradicionais e mundiais jogos olímpicos.

Instruções

Olimpíadas escolares incentivam as crianças ao esporte à saúde (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Organize os professores e funcionários da escola. Atribua a cada professor uma função para os eventos olímpicos, como ajudar na instalação, música, comida e limpeza. Incentive também os professores a separarem algum tempo da aula para os alunos prepararem bandeiras e faixas para o evento.

    Loading...
  2. Reúna-se com os treinadores e professores de educação física para determinar quais serão as competições apropriadas aos estudantes. Escolha uma grande variedade jogos individuais e em equipe, como corrida de longa distância, corrida de revezamento, lançamento de disco, salto a distância, futebol, basquete, entre outros. Por razões práticas e de responsabilidade, evite esportes como ginástica, no qual a maioria dos alunos não são treinados para realizar sem um observador.

  3. Planeje uma cerimônia de abertura na qual os estudantes seguem para o campo de competição com uma música de fundo. Coloque um aluno para carregar uma tocha falsa e um representante de cada sala de aula para levar uma bandeira, representando sua classe.

  4. Marque para que o evento aconteça durante toda a manhã, assim todas as provas serão terminadas em tempo, antes da cerimônia de entrega das medalhas, no final do período de aula. Coloque os professores de educação física para iniciar os aquecimentos antes do início das provas ou selecione um aluno de cada competição para fazê-lo, de acordo com seu desempenho nas aulas de ginástica. Agende algumas provas para acontecerem simultaneamente, para que não falte tempo. Por exemplo, o jogo de basquete pode acontecer no mesmo horário que as provas de campo e de pista.

  5. Planeje um almoço e uma cerimônia de entrega de medalhas para o período da tarde. Escolha alimentos de cozinha internacional, para entrar no espírito dos jogos olímpicos. Coloque alguns alunos para anunciar os vencedores e para distribuir as medalhas. Atribua medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente, para os três primeiros competidores de cada prova.

Loading...

Dicas

  • Convide os pais a comparecerem e ajudarem a supervisionar o evento.

Referências

Loading ...
Loading ...