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Como organizar um portfólio para a escola

Atualizado em 17 abril, 2017

Um portfólio é uma maneira de mostrar o seu trabalho árduo ao longo de seus anos de escola. Um portfólio é muitas vezes um componente necessário para o processo de admissão em uma escola. Algumas instituições fornecem um layout específico para o que eles estão procurando a partir de seu portfólio; outras escolas ou programas deixam a critério do aluno. De qualquer forma, o portfólio é o seu reflexo e o de suas realizações. Independentemente de como ele será usado, mantenha-o profissional e eficaz.

Instruções

Portfólio é a maneira de mostrar o trabalho árduo de um aluno ao longo de seus anos de escola (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Reúna o seu trabalho. Os portfólios incluem o seu trabalho atual; dependendo de sua área de estudo podem ser desenhos, fotografias ou amostras de escrita. Os portfólios em geral incluem trabalhos de pesquisa atuais, artigos de jornal sobre você ou quaisquer atividades que tenha participado junto com apresentações, projetos ou estudos. Inclua também uma cópia de seu histórico escolar, resultados de testes, quaisquer prêmios ou honrarias, bem como bolsas de estudo recebidas.

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  2. Peça referências ou cartas de recomendação. Se você se destacou em uma certa classe, peça uma referência ao professor. O mesmo vale para quaisquer treinadores, mentores, líderes ou funcionários que possam atestar as suas habilidades. Dê-lhes tempo suficiente – cerca de duas ou três semanas – para escrever sua carta.

  3. Digite o seu currículo; um currículo padrão inclui algum trabalho e experiência como voluntário e também, clubes ou envolvimento com empresas. Normalmente, nesse momento de sua vida, você não terá muita experiência de trabalho, portanto, é importante que tenha alguma como voluntário para colocar em seu portfólio. Inclua qualquer cargo adiantado ou aulas de ensino superior. Se você já participou de algumas conferências ou oficinas, deve incluí-las.

  4. Prepare o seu trabalho. Não inclua nenhum trabalho original gasto ou rasgado. Se não tiver outra cópia, reescreva-o. Mantenha o formato e o tipo de letra simples.

  5. Organize por categorias; algumas ideias podem ser educação, referências, currículo, amostras atuais e prêmios. Você pode usar etiquetas ou divisórias com títulos escritos com clareza.

  6. Coloque os papéis em um fichário. Uma pasta branca ou preta será suficiente. Você pode querer colocar seus papéis do portfólio em protetores de folhas transparentes para criar uma aparência profissional. Isso não é necessário, mas muitas vezes é encorajador.

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Referências

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