Como organizar um serviço de chá no estilo inglês

Escrito por contributing writer | Traduzido por barbara silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como organizar um serviço de chá no estilo inglês
A hora do chá é um momento de entretenimento e diversão (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

A hora do chá tem sido sinônimo de costumes ingleses por centenas de anos. Essa ideia foi uma das inventadas pela aristocracia há séculos, quando precisavam de um momento de distração no meio de dia, para então continuar com a árdua tarefa de governar e entreter. Esse momento tornou-se, desde então, um ritual formal que é levado muito a sério por muitos. Pode ser bastante divertido participar e reunir-se em um.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Conheça a diferença entre o chá da noite e o chá da tarde. Ao contrário do que parece, o primeiro é muito menos formal que o segundo. O da noite é visto quase como uma quarta refeição, tomado após um dia de trabalho e algumas horas antes do jantar. Ele consiste normalmente de chá e alguns sanduíches e não é um ritual de formalidade. Já o chá da tarde é um lanche leve acompanhado por bules de chá fresco e que acontece cedo, dizendo mais respeito à sensação e à elegância que o da noite. Esse último é mais relacionado com a classe trabalhadora, enquanto que o da tarde condiz mais com o refinamento e com a classe mais alta.

  2. 2

    Prepare uma bandeja de tira gostos. A apresentação dos comestíveis de um chá inglês tradicional é feita em uma bandeja com três camadas que são servidas em etapas. A primeira etapa normalmente oferece sanduíches para coquetel, que poderão ser simples como pão branco amanteigado com pepino, ou elaborados como cordeiro fatiado em pedaços finos de pão de soda. A segunda normalmente é constituída por pães, sendo os bolinhos os mais populares na maioria dos eventos de chá da tarde. Eles podem ser simples ou aromatizados e os aromas variam de muito doces a condimentados. A etapa final é geralmente de sobremesas, consistindo de pastéis delicados, como eclairs, pequenos biscoitos decorados e bolachas.

  3. 3

    Prepare seus condimentos. A metade da prática do chá da tarde é o uso apropriado desses complementos, tanto para o chá quanto para os bolinhos e os outros alimentos. Se você mesmo estiver organizando o evento, assegure-se de ter bastante leite, creme, limão e torrões de açúcar disponíveis. Ao servir, é apropriado depositar o leite e o açúcar antes de adicionar o chá à xícara. O limão não é tão usado na Inglaterra quanto na América, mas você pode acrescentá-lo se quiser. Se estiver servindo condimentos para os bolinhos, certifique-se de dispor um prato de creme coalhado ao lado das conservas. Esse é um produto lácteo doce e delicioso, feito de creme cozido, e é tradicionalmente passado sobre bolinhos simples ou doces, junto com as conservas.

  4. 4

    Exiba sua melhor louça. Ao servir um chá da tarde apropriadamente, use a oportunidade para tirar do armário algumas das agradáveis xícaras de chá chinesas e bules correspondentes que raramente veem a luz do dia. Esse é um evento para o qual eles foram expressamente feitos, sendo, então, apropriado mostrá-los. Ofereça uma quantidade de tipos de chá para os seus convidados escolherem (use sempre folhas soltas), trazendo-os até a mesa em seus próprios bules individuais. Nunca leve a chaleira para o local do chá — derrame a água fervendo nos bules na própria cozinha ou em um cômodo adjacente, já que o chá da tarde diz respeito a descanso e uma apresentação adequada leva o convidado ao relaxamento e à satisfação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível