Mais
×

Como organizar uma simulação de eleição de alunos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ensinar a geração mais nova sobre o processo de voto e de eleição é inacreditavelmente importante. Ser um cidadão significa que é sua tarefa votar, e quanto mais cedo os alunos entenderem isso, melhor. Um voto de simulação pode ensinar muito aos alunos sobre o processo de educação e, como um bônus, talvez eles voltem para casa e convençam seus pais a votarem com mais consciência.

Instruções

Ensinar os alunos sobre a eleição é muito importante (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)
  1. Peça permissão ao diretor da escola. A política pode ser uma matéria complicada e você não vai querer pisar na ferida de ninguém antes mesmo de começar. Fale com o diretor para saber o que você pode ou não ensinar na sala de aula sobre o assunto.

  2. Crie uma lista de termos da eleição para os alunos aprenderem. Talvez você queira escolher alguns para serem soletrados nas próximas semanas. Confirme se os alunos compreenderam todos os termos antes de começar o processo de simulação.

  3. Envolva os pais. Envie um bilhete para casa antes do processo começar, explicando que você estará ensinando os alunos sobre cada candidato à presidência, junto com o processo de eleição, e que os alunos terão a oportunidade de participar na simulação de uma eleição no final da unidade. Deixe claro para os pais que assuntos delicados não serão discutidos em sala de aula, e que sua preferência pessoal por cada candidato não influenciará suas aulas.

  4. Planeje as aulas. Você pode organizar uma corrida presidencial com dois alunos representando os candidatos que leiam discursos preparados por um grupo de alunos. Também é possível fazer uma conferência de imprensa com estilo parecido ou ter um concurso de melhor discurso. Leve alguns jornais e deixe os alunos tentarem encontrar mais informações sobre os candidatos.

  5. Faça a eleição. Crie urnas no computador e uma cabine de voto com uma caixa de papelão grande. Lembre os alunos que o voto secreto, e deixe-os votarem um por vez. Apure os votos o mais rápido possível.

Dicas

  • Tente juntar toda a escola para participar da eleição. É mais divertido quando todos podem participar.
  • Para uma atividade de arte divertida, peça que os alunos criem cartazes para a campanha dos candidatos.

O que você precisa

  • Urna de votos criada pelo professor
  • Cartolina grande
  • Acesso à internet
  • Computador
  • Impressora
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article