×
Loading ...

Como organizar um torneio de voleibol

Cuidar de um torneio de voleibol requer atenção a detalhes. Expor uma boa organização, colocando as equipes, árbitros e pessoal da competição no lugar certo e na hora certa é crucial. Depois de ter formulado um bom planejamento as peças do quebra-cabeça devem se unir e o torneio deve ocorrer sem problemas.

Instruções

Organizar um torneio de voleibol requer planejamento e atenção aos detalhes (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  1. Encontre um local para receber o torneio,como um ginásio, praia, parque ou estacionamento, dependendo do formato do evento. Verifique se o lugar é grande o suficiente para suportar a lotação esperada.

    Loading...
  2. Obtenha o seguro de responsabilidade civil e as permissões para ter o sinal verde para jogar. Muitas vezes os locais colocarão os clientes em uma apólice como dependentes — um segurado adicional. O custo é relativamente barato em relação ao seguro contra lesões imprevistas sofridas no torneio. O departamento local de parques e recreação pode cobrar uma taxa para sediar uma competição. As regras variam de acordo com diferentes municípios. Finalmente, se há filiação a uma associação de voleibol, verifique com o escritório local para determinar quais normas e orientações devem ser seguidas.

  3. Organize o equipamento. Serão necessárias de redes de vôlei, bolas de vôlei, assentos para membros da equipe, árbitros e torcedores. Também podem ser precisas linhas de contorno para a quadra, dependendo do local do torneio. Se são jogos em um parque ou ginásio, eles podem ter redes e materiais para aluguel. Se for uma competição para crianças ou familiar, peça aos pais para trazer suas próprias redes para ajudar a compensar os custos. Faça contato com a associação local de vôlei para saber sobre o equipamento ou referências para aluguel dele.

  4. Escolha o formato de torneio. É de dupla eliminatória? Todos contra todos? Eliminação simples? Esta decisão será baseada em uma variedade de fatores, incluindo o número de equipes, o número de quadras disponíveis e a duração do torneio.

  5. Prepare-se para dia de torneio. Tenha um bom núcleo de voluntários que possam ajudar com a logística da competição. Mantenha uma tabela de registro, um posto de primeiros socorros e uma lanchonete para servir aos jogadores e espectadores. Disponha as regras e o formato do torneio para os jogadores, árbitros e espectadores (conforme aplicável). Coloque a sinalização adequada. Placas com direções e os números das quadras, por exemplo, serão de vital importância. Se todos sabem seus papéis, o torneio deve funcionar sem problemas.

  6. Forneça troféus em uma cerimônia de premiação após o evento. Agradeça aos participantes, voluntários, árbitros e patrocinadores pelo trabalho árduo. Limpe e verifique se todo equipamento está presente. Divida receitas, despesas e suprimentos com o local ou gerente do parque, se necessário.

Loading...

Dicas

  • Organizar as regras e o formato de torneio irá ajudá-lo no dia do evento.
  • Recrute um grupo forte de voluntários. Uma pessoa só não pode fazer tudo sozinha.

O que você precisa

  • Local para o torneio
  • Seguro de responsabilidade
  • Permissões
  • Equipamentos de voleibol
  • Voluntários

Referências

Loading ...
Loading ...