on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Orientações para a técnica de ponto meia duplo de tricô

Atualizado em 01 maio, 2018

O ponto meia duplo é uma técnica utilizada para tricotar uma espessura dupla de tecido, na maioria das vezes usando duas linhas de cores diferentes. A técnica de ponto meia duplo de tricô é possível para qualquer um que consiga ler um gráfico de tricô de duas cores, montar, arrematar e fazer pontos. É necessário ter um pouco de concentração para aprender o método, mas a técnica se torna muito fácil com a prática. Qualquer gráfico de tricô de duas cores pode ser interpretado para o ponto meia duplo de tricô, e o resultado será totalmente reversível.

Instruções

O ponto meia duplo é uma ótima técnica para trabalhos coloridos (knitting balls of yarn image by Jeanne Hatch from Fotolia.com)
  1. Conte o número de quadrados da sua receita na horizontal. Passe todos os pontos com as duas linhas ao mesmo tempo. Para fazer isso, segure os dois fios juntos e passe as linhas usando a sua técnica preferida, como se as duas fossem uma só. Como cada ponto tem uma volta em cada cor, você deve fazer o dobro de voltas que a receita pedir.

    Loading...
  2. Organize todos os pontos para que a cor A fique à direita da cor B e reposicione-os com os dedos onde for necessário.

  3. Faça uma carreira (lado da frente) da seguinte forma: segure as duas pontas das linhas na parte de trás do trabalho; faça um ponto meia com a cor A com a ponta da linha da cor A; traga as duas pontas das linhas juntas para a frente do trabalho; faça o ponto tricô de cor B com a ponta da linha de cor B. Repita esse procedimento com cada ponto ao longo da carreira.

  4. Faça a segunda carreira (lado avesso) da seguinte forma: segure as pontas das linhas na parte de trás do trabalho; faça um ponto meia da cor B com a linha da cor B; traga as duas pontas das linhas juntas para a frente do trabalho; faça um ponto tricô da cor A com a linha de cor A. Repita o processo com cada ponto ao longo da carreira.

  5. Siga a receita. Para cada quadrado da cor A, faça um ponto meia da cor A e um ponto tricô da cor B adjacente do lado direito do tecido; no lado avesso do tecido, faça um ponto tricô da cor A e um ponto meia da cor B adjacente. Para cada quadrado da cor B no gráfico, faça um ponto tricô da cor A e um ponto meia da cor B, no lado direito do tecido; no lado avesso do tecido, faça um ponto meia da cor A e um ponto tricô da cor B. Você verá a receita se desenvolver dos dois lados do tecido.

  6. Arremate os pontos quando você terminar de trabalhar a receita. Segure as pontas da linha, como se fossem uma só, e arremate todos os pontos usando o seu método preferido.

Loading...

O que você precisa

  • Linha A
  • Linha B
  • Agulhas de crochê
  • Gráfico de receita (bicolor)

Referências

Loading ...
Loading ...