×
Loading ...

Como fazer origami de um dodecaedro estrelado

Atualizado em 17 abril, 2017

O grande dodecaedro estrelado é a forma de um poliedro que parece uma esfera com várias pontas. Ele possui 12 faces, 30 pontas e 20 vértices. O grande dodecaedro estrelado é complicado para se fazer em origami pois ele requer várias folhas de papel de origami padrão conectadas. 30 pedaços de papel são necessários para se fazer as 30 pontas do poliedro. Quando cada papel estiver dobrado em uma peça conectável, tudo o que você precisa fazer é conectá-las para formar o seu dodecaedro.

Instruções

Dodecaedros estrelados (Ryan McVay/Stockbyte/Getty Images)
  1. Dobre uma folha de origami ao meio horizontalmente. Desdobre e gire o papel 90 graus. Dobre o papel horizontalmente. Você deve possuir vincos que dividem seu quadrado em quatro quadrados menores.

    Loading...
  2. Dobre os cantos superior direito e inferior esquerdo até o ponto central. Você possui agora um hexágono. Vire a sua forma para o lado contrário e gire de modo que fique em paisagem para que as pontas compridas do hexágono apontem para a sua direita e esquerda.

  3. Dobre a ponta superior direita até o meio da forma. Dobre a ponta inferior esquerda até o meio da forma. Você terá agora uma forma que parece um paralelogramo.

  4. Vire o seu paralelogramo para o lado contrário e coloque-o na posição retrato. Dobre o canto superior direito para baixo e para direita diagonalmente cerca de 2,5 cm. Isso vai criar uma ponta e deixará um excesso de papel saindo pela esquerda. Vire a sua forma novamente e dobre o papel excedente para que ele não fique mais apontando para fora. Desdobre todo esse procedimento.

  5. Repita o passo 4 com o canto inferior esquerdo, dobrando este canto para cima e para a direita diagonalmente.

  6. Repita os passos 1 a 5 nas outras 29 folhas de papel de origami.

  7. Construa o seu dodecaedro encaixando um papel (A) com o recorte para cima, diagonalmente no centro de outro papel (B), alinhando-o com os vincos. O recorte do papel B deve ficar apontando para fora.

  8. Encaixe outro papel (C) com o recorte para cima, diagonalmente no centro do papel A. Dobre o recorte do papel B em volta do papel C. Esses três papéis conectados devem formar uma ponta sólida.

  9. Use as partes inferiores dos papéis A, B e C para formar outras três pontas. Construa mais pontas com a ajuda dos papéis até que acabem os papéis. Junte as pontas para fazer uma forma arredondada, usando os vincos.

Loading...

O que você precisa

  • 30 pedaços de papel de origami padrão

Referências

Loading ...
Loading ...