×
Loading ...

Como fazer um origami de libélula

Atualizado em 17 abril, 2017

Os artesanatos de papel são atividades divertidas que podem exercitar sua imaginação. Você pode fazê-los sozinho, com um parceiro, ou até mesmo com as crianças para ensiná-las os fundamentos do artesanato de papel. O origami é a arte de dobrar papel e transformá-lo em objetos ou criaturas, como uma caixa ou um cisne. Uma dobradura de origami popular é a libélula, com seu corpo longo e quatro asas de inseto. Para criar esse inseto de papel, é preciso primeiro fazer a base quadrada, seguida pela base de pássaro.

Instruções

Com um pedaço de papel, é possível criar uma libélula (origami image by PaulPaladin from Fotolia.com)

    Base quadrada

  1. Dobre uma borda de seu pedaço de papel de origami quadrado até o lado oposto e desdobre. Repita isso na outra borda. Esses tipos de dobraduras são conhecidas como dobra em vale.

    Loading...
  2. Dobre o papel ao meio de uma das bordas até a borda oposta e desdobre. Repita o processo novamente para a outra borda. Essas dobraduras são chamadas de dobra em montanha.

  3. Empurre através das linhas de dobradura e reduza-as em um pedaço de papel quadrado. Isso é conhecido como a base quadrada.

    Base de pássaro

  1. Dobre uma borda da base quadrada para dentro, em direção ao vinco do meio. Repita esse processo na outra borda. Deve ficar parecido com dois triângulos de ângulos retos, ou uma pipa dentro de um diamante.

  2. Dobre a parte superior da base quadrada (ou a parte superior da pipa, para uma referência visual mais fácil) até os dois triângulos de ângulos retos. Desdobre essa sessão e, depois, os dois triângulos.

  3. Erga a parte inferior do quadrado e comece a dobrar em direção à parte superior. Ao fazer isso, empurre para os lados até que as pontas encontrem-se e, depois, faça um vinco. Você deve ter um diamante agora, ou o que é conhecido como uma dobra em pétala.

  4. Repita os Passos de 1 a 3 no outro lado da base quadrada para criar outra dobra em pétala. Ao finalizar, você terá completado a base de pássaro, que deve parecer-se com um diamante.

    Libélula de papel

  1. Puxe a aba esquerda para fora da parte de diamante frontal e traseira da base de pássaro. Ao fazer isso, comece a dobrar sobre o vinco. Quando estiver na metade do processo, empurre as bordas da esquerda das partes frontais e traseiras do diamante. Você deve ter agora um diamante com uma extensão esquerda.

  2. Repita o Passo 1, mas para a aba direita. Puxe a aba direita dobrando-a sobre o vinco. Em seguida, empurre as bordas da direita das partes frontais e traseiras do diamante para criar a extensão direita. Você deve ter agora um formato de diamante com duas extensões, em ambos os lados (ou um formato de um sapo, para uma referência visual mais fácil).

  3. Dobre a borda esquerda da frente do diamante em direção ao vinco do centro. Repita esse processo para a borda esquerda da frente do diamante.

  4. Repita o Passo 3 para a parte traseira do diamante. Você deve ter agora duas dobraduras nas porções frontal e traseira do seu diamante.

  5. Dobre ao meio cada uma das dobraduras das bordas dos lados frontal e traseiro do diamante. Em seguida, dobre as sessões superiores dos diamantes para baixo, para criar as asas da libélula.

  6. Dobre uma das abas para baixo, para criar um diamante. Em seguida, use uma série de dobraduras reversas, até criar a cabeça da libélula.

  7. Dobre ao longo do eixo da aba oposta, para achatá-la. Isso criará a cauda da libélula.

Loading...

O que você precisa

  • Papel de origami quadrado

Referências

Loading ...
Loading ...