on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Qual é a origem dos brindes de casamento?

Atualizado em 17 abril, 2017

O brinde de casamento parece ser uma tradição tão antiga quanto o próprio matrimônio. O consumo de vinho aparece escrito na Bíblia. Muitas tradições, incluindo os brindes, foram baseadas em simbolismo, religião, folclore, superstição e acredita-se que até afastam os maus espíritos. Embora a origem verdadeira do brinde de casamento seja difícil de identificar, certas partes da tradição aparecem na história e no folclore.

Brindes de casamento fazem parte das cerimônias há muito tempo, apesar de sua origem não ser exata (7140 image by Mykola Velychko from Fotolia.com)

Grécia Antiga

Alguns dizem que a ideia do brinde pode vir da Grécia Antiga. O medo de envenenamento era comum entre os gregos e eles bebiam juntos em grandes reuniões, para mostrar que o vinho era seguro. Como sinal de boa vontade, o anfitrião daria os primeiros goles das garrafas que todo mundo beberia.

Loading...

Vinho e casamentos

O vinho tem feito parte de tradições do casamento, desde as cerimônias mencionadas no Antigo Testamento. Além disso, o vinho tem sido um símbolo de vida, vitalidade e abundância em muitas culturas.

"À vida, à saúde, ao amor"

Já reparou que os brindes de casamento tendem a expressar as mesmas coisas? A ideia de desejar saúde, vida e felicidade datam desde 450 d.C., na Saxônia. A história conta que uma mulher, que tinha acabado de ficar noiva ao fim da noite, estava na presença do rei britânico Vortigern, quando ela expressou um sentimento simples: "Senhor Rei, tenha saúde". O rei ficou tão comovido que começou a fazer amor com a mulher e, até o final do dia, pediu a mão dela e se casou com ela. Dizem que, desde então, os calorosos sentimentos de saúde, vida e amor são comuns em casamentos.

Brinde em um casamento

Embora possa parecer que existam desde o início dos tempos, os brindes de casamento verdadeiros são creditados à tradição francesa, onde o pão torrado era colocado na parte inferior das taças dos recém-casados. Eles, por sua vez, bebiam o mais rápido que podiam para chegar à torrada. Quem alcançasse primeiro seria a liderança da casa.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...