Origem dos sobrenomes mais recorrentes no Brasil

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Origem dos sobrenomes mais recorrentes no Brasil
Desde o Império Romano os sobrenomes são passados de geração em geração (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Viajar pelas listas dos sobrenomes mais populares no Brasil é conhecer um pouco da nossa História. Na maior parte dos códigos linguísticos do Ocidente, o nome de uma pessoa é composto pelo chamado prenome seguido do sobrenome, que surgiu para indicar a proveniência de uma família ou clã. Por essa razão, desde o Império Romano, são passados de geração para geração. Com a colonização do Brasil, especialmente depois da vinda da família real em 1808, os de origem portuguesa se espalharam por aqui. Hoje, os mais populares no Brasil são uma mistura de linhagens indígenas, portuguesas e africanas.

Outras pessoas estão lendo

Silva

O campeão de todos os sobrenomes brasileiros é o Silva, muito recorrente em Portugal, principalmente entre os séculos 15 e 16, e fruto da tradição católica. Esse sobrenome, que em latim significa floresta ou mata nativa, se espalhou no Brasil com a chegada dos escravos. Isso porque os padres portugueses eram responsáveis por batizar cada um deles com um nome português. Imortalizado com a personagem Xica da Silva, hoje, não há um registro oficial para avaliar a quantidade exata de pessoas com esse sobrenome. A estimativa é feita em usuários cadastrados na lista telefônica.

Origem dos sobrenomes mais recorrentes no Brasil
O nome Silva se propagou com a chegada dos escravos africanos no Brasil (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Cavalcanti

Apesar de estar presente em menor quantidade do que os Silva, os Cavalcanti (ou Cavalcante) representam a maior família do país, por manterem laços consanguíneos até hoje. O sobrenome é bastante comum no Nordeste por que foi naquela região, mais especificamente em Pernambuco, que aportou o jovem italiano Filippo Cavalcanti, que se aventurou em 1560 no estado com o objetivo de prosperar nos engenhos de açúcar. Já em solo brasileiro, Filippo encontrou uma noiva, Catarina de Albuquerque. Naquela época, o casamento era uma aliança preciosa que combinava laços familiares com negócios financeiros e da união nasceram 11 filhos.

Origem dos sobrenomes mais recorrentes no Brasil
Os engenhos de açúcar de Pernambuco atraíram o primeiro Cavalcanti da história do Brasil (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Oliveira

O sobrenome Oliveira é um dos mais tradicionais de Portugal. O sobrenome teve origem em tempos remotos, por volta do século 13, com o arcebispo de Braga: Don Martinho Pires de Oliveira. Naquela época, as famílias possuíam brasões de armas, um símbolo que identificava as famílias mais ricas e poderosas. O clã Oliveira era representado por uma oliveira verde (a árvore que dá origem às azeitonas) em um fundo vermelho. Por conta da origem católica do nome, os padres portugueses o usaram com frequência para catequizar índios e escravos africanos durante o período Colonial.

Origem dos sobrenomes mais recorrentes no Brasil
Os ramos da árvore Oliveira foram imortalizados no brasão da família (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Santos

Fechando a lista dos sobrenomes mais populares está o "Santos", tradicional tanto em Portugal quanto no Brasil, proveniente da mais profunda tradição católica ibérica e surgido antes mesmo de existência de uma divisão entre os países europeus. Nos reinos medievais, esse sobrenome passou a ser usado por famílias que tentavam escapar da opressão dos mouros (muçulmanos) na Europa e que se estabeleceram na região onde hoje é Portugal. O substantivo vem diretamente da palavra latina "sanctorum", uma referência direta ao Dia de Todos os Santos, uma celebração católica para lembrar os santos e mártires da Igreja.

Origem dos sobrenomes mais recorrentes no Brasil
A tradição católica refere-se ao sobrenome Santos como abreviação para o Dia de Todos os Santos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível