As orquídeas são venenosas para cães e gatos?

Escrito por jacob j. wright | Traduzido por karla marques vollkopf
As orquídeas são venenosas para cães e gatos?

Há mais de 25.000 espécies de orquídeas em todo o mundo

Digital Vision./Photodisc/Getty Images

Os cães e gatos de estimação tendem a mexer em coisas que não devem, seja dentro ou fora de casa. Uma das preocupações mais enervantes é saber quais as plantas no quintal ou casa são tóxicas para seus companheiros peludos. As orquídeas nativas crescem ao ar livre em campos ensolarados, bosques e jardins com sombra. Uma grande variedade de orquídeas tropicais também são cultivadas como plantas de interior e em buquês. De um modo geral, as orquídeas não são venenosas para gatos ou cães.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Digital Vision./Photodisc/Getty Images

As orquídeas são para os amantes de plantas o que os cães são para os amantes dos animais. Ao longo dos séculos, tanto as orquídeas quanto os cães têm sido extensivamente procriados para dar origem a novas raças ou linhagens genéticas. Embora 25 mil espécies de orquídeas sejam conhecidas em todo o mundo, pelo menos 100 mil híbridos foram registradas. As linhagens genéticas de híbridos de orquídeas modernas são complexas e confusas. Embora essas flores não sejam consideradas tóxicas para cães e gatos, há sempre uma chance de que uma híbrida carrega algum gene estranho que possa criar um composto prejudicial em folhas ou flores, podendo machucar um animal de estimação.

Listas de plantas

Digital Vision./Photodisc/Getty Images

A Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais atualmente publica extensas listas das plantas tóxicas e não tóxicas conhecidas para cães e gatos em seu site. As listas são não exaustivas e incluem apenas as plantas mais comumente encontradas nos Estados Unidos. Até 2011, nenhuma orquídea foi listada como sendo tóxica tanto para cães ou gatos, com várias orquídeas listados explicitamente na lista de não tóxicos para animais.

Prevenção

Digital Vision./Photodisc/Getty Images

Tal como acontece com qualquer planta comida por um gato ou um cão, o tamanho do animal -- a sua massa corporal -- e a quantidade de planta consumida afetam, a reação a ser vista. Animais menores precisam comer menos material vegetal para serem afetados. Às vezes as plantas frescas irritam o estômago e levam à tosse e vômito de bolas de pelo. Mesmo que haja alguma evidência da ASPCA que a maioria das orquídeas não sejam tóxicas para estes bichos, nem todas as orquídeas são representadas ou testadas. Se possível, desencoraje ou treine o seu cão ou gato a não comer orquídeas. Sua primeira reação deve ser identificar a planta comida, para ter certeza de que realmente é uma orquídea, especialmente se estiverem caminhando no mato. Suponha que a orquídea não é prejudicial, mas monitore o animal de estimação e preste atenção para os sintomas de mal estar, tais como a formação de espuma da boca, alteração de comportamento ou outras alterações comportamentais. Contate o seu veterinário se surgirem sintomas e se você suspeitar de que qualquer planta foi comida.

Nomes de plantas

Digital Vision./Photodisc/Getty Images

O nome "orquídea" não é específico a menos que a planta seja da família da orquídea, Orchidaceae. Muitas plantas não-orquídeas da família podem ser popularmente chamadas de orquídeas ou lembram superficialmente a flor. As plantas que têm um nome comum de orquídea, mas não estão na família das orquídeas, podem ser tóxicas para cães ou gatos. Tudo depende da identidade precisa da planta. Por exemplo, a árvore da orquídea não é uma orquídea real, mas um membro da família das leguminosas, Fabaceae. Por outro lado, nem todas as verdadeiras orquídeas são comumente chamadas de orquídeas, mas por nomes mais ambíguos, como sapatinhos-de-Vênus ou trança-de-dama. Isto pode aumentar a ansiedade associada a um cão da família ou gato comendo uma planta desconhecida, ou que alguém chamou de orquídea, ou que se pareça com a flor.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media