Mais
×

Como Otimizar uma antena de TV Digital

Atualizado em 17 abril, 2017

Agora mais do que nunca, a calibração crítica da antena é necessária. Os canais digitais são recebidos ou não, não há uma "zona cinzenta". A falta de uma instalação adequada significa que serão vistas imagens intermitentes, ou mesmo nenhumas. Tirar vantagem da imagem e som gratuitos, de alta qualidade dos transmissores digitais, é uma coisa boa, mas dadas as qualidades altamente direcionadas dos transmissores, mais tempo será necessário para assegurar um bom desempenho a longo-prazo. Seja dentro ou fora de casa, as antenas digitais requerem uma instalação cuidadosa para atingir os melhores resultados, e esse processo é matizado e por vezes, frustrante. É útil lembrar que a instalação final requer quase nenhum ajuste futuro, mas o tempo e os esforços de tentativa e erro requeridos podem prontificar os instaladores de "bricolagem" a contratar um profissional. É relevante notar que o tipo de antenas semi-circulares montáveis nos pratos dos satélites não oferecem ajuste adicional, porque o próprio prato tem que se manter apontado para o banco de satélites em órbita. Como tal, esses não são recomendados se o objetivo for receber todos os canais digitais locais.

Instruções

(antenna image by Madrider from Fotolia.com)

    Ajustando

  1. Procure as coordenadas para a localização em questão em Antennaweb.org. Ao introduzir um endereço, código postal e uns pequenos detalhes acerca do meio envolvente, o site pode rapidamente localizar o azimute (ângulo) e fornecer a direção correta para apontar a série. Esses dados irão fornecer o instalador com as coordenadas necessárias, assim como as localizações da torre, permitindo uma orientação da antena mais rápida. O site até pode mencionar o esquema do código de cores usado pela indústria da eletrônica de consumo para determinar o melhor tipo de antena a utilizar numa determinada localização.

  2. Ao ajustar a antena para esquerda e para a direita em não mais de 5 acréscimos, tome nota da recepção de cada fase. Faça isso correndo uma varredura de canais digitais na HDTV ou no sintonizador digital depois de cada ajuste. Os instaladores devem observar a barra de força do sinal (se existente) crescendo ou, no mínimo, ver um crescimento notório dos canais recebidos. É importante nessa fase compreender que, frequentemente, canais adjacentes podem interferir entre si. Por outras palavras, otimizar o canal 5 pode causar o desalinhamento do canal 4.

  3. Marque a localização da antena em relação a sua superfície de montagem, ou mastro, com um marcador para futura referência. Se forem necessários futuros ajustes, ou a antena necessitar de ser movida de alguma forma, essa marca pode servir como um ponto de referência rápida útil ao fazer o reajuste.

Dicas

  • Tenha um ajudante no interior correndo a varredura de canais enquanto você ajusta a antena. Isso permite uma afinação mais fácil e resultados mais rápidos.
  • Verifique se o cabo coaxial RG-6 está correndo da antena até o decodificador ou HDTV para assegurar um desvanecimento mínimo do sinal.
  • Sempre que possível, arranje uma antena o mais alta e livre de obstruções possível. Essa liberdade do "multipath" (ou refexão do sinal) é a principal coisa que os instaladores podem fazer para assegurar uma boa qualidade de sinal, tanto inicial como futura.

O que você precisa

  • Antena VHF/UHF
  • HDTV ou TV com caixa decodificadora digital
  • Impressão do Antennaweb.org
  • Marcador
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article