Como fazer um ótimo discurso de boas-vindas

Escrito por carol deeb | Traduzido por cinthia mendonça
Como fazer um ótimo discurso de boas-vindas
Um ótimo discurso de boas-vindas ajuda seu evento a começar com o pé direito (microphone image by Richard J Thompson from Fotolia.com)

Ser obrigado a dar um discurso de boas-vindas pode causar tremedeira e sensação de joelhos fracos. O discurso de abertura de um evento, uma conferência ou uma reunião de equipe é uma tarefa importante e exige que você possa transmitir informações e ao mesmo tempo manter a atenção do público. Se preparar o ajudará a sentir-se confiante quando todos os olhos estão em você. Praticar o seu discurso na frente de um espelho e memorizar o conteúdo vai ajudar o público a ficar focado e interessado em sua mensagem.

Instruções

  1. 1

    Conheça a mensagem que você quer transmitir e o tipo de público para o qual estará falando. Saiba quanto tempo o seu discurso deve ter, de modo que possa adaptá-lo à situação e ao prazo estipulado.

  2. 2

    Anote tudo o que quiser dizer. Decida se vai usar as suas palavras, cartões, cartazes ou se memorizará completamente o seu discurso. Independentemente do quer você disser, o discurso precisa ser natural e não recitado.

  3. 3

    Apresente-se a todos os convidados antes de começar seu discurso. Peça aos convidados, com antecedência, informações que você possa usar em seu discurso de boas-vindas.

  4. 4

    Seja espirituoso se for natural para você, mas evite começar com piadas. O público pode não estar preparado para rir e o resto do seu discurso pode ficar comprometido pelo seu constrangimento.

  5. 5

    Agradeça ao público pela presença e dê um breve resumo dos acontecimentos da reunião ou do dia. Aproveite a oportunidade para "provocá-los" com o que virá, mas não seja detalhista, pois você corre o risco de falar por muito tempo e tirar o impacto dos oradores a quem você está introduzindo.

  6. 6

    Inclua o objetivo do evento ou reunião. O público não deve estar questionando por que você está falando ou, pior, por que eles estão lá. Descreva sucintamente a razão para que todos estejam naquele local.

  7. 7

    Feche o seu discurso desejando sinceramente que o público tenha um dia interessante e produtivo. Reitere o que você disse e apresente o primeiro orador.

Dicas & Advertências

  • Ensaie o seu discurso pelo menos três vezes e dê tempo a si mesmo para garantir que você cumpra a exigência para com o seu discurso de boas-vindas. Pratique pelo menos uma vez, sem parar, por qualquer motivo, a fim de determinar o quão bem você vai fazer na frente do público. Pergunte aos seus amigos e/ou parentes se permitem que você pratique em sua frente e peça um feedback honesto. Incorpore seus comentários durante o seu discurso.
  • É melhor ser breve. Quando não tiver certeza do tempo que está falando, pare o seu discurso num momento apropriado e encerre.