Ótimos temas para discursos motivacionais

Escrito por mike mclaughlin | Traduzido por elisa lacerda de freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ótimos temas para discursos motivacionais
Seminários em empresas costumam envolver discursos motivacionais (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Um discurso enérgico pode excitar a audiência, mas um tema apropriado pode ser muito inspirador. Temas como a perseverança, estabelecer objetivos, pensamento positivo, a gestão de tempo e o fracasso podem ajudá-lo a se conectar com seu público. Uma forma de melhorar seus discursos motivacionais é investigar o trabalho de pessoas bem sucedidas em inspirar a audiência. Ler livros, ouvir CDs e participar de seminários podem dar a você algumas ideias.

Outras pessoas estão lendo

Perseverança

A perseverança é um tema comum em discursos motivacionais. Você pode falar sobre a superação de obstáculos para alcançar os sonhos. Anthony Robbins, um palestrante motivacional de sucesso costuma contar a história de Sylvester Stallone. Em seus seminários, Robbins relata como Stallone perseverou para se tornar um ator e fazer o filme "Rocky Balboa". Stallone foi rejeitado por agentes centenas de vezes antes de "Rocky Balboa" ser um grande sucesso. Se você usar exemplos da vida real em seu discurso, o público vai compreender melhor o poder da perseverança.

Estabelecer objetivos

Estabelecer objetivos é outro tema frequentemente mencionado nos discursos motivacionais. O palestrante e autor Brian Tracy muitas vezes fala sobre como alcançar metas pessoais e financeiras. Ele diz que registrar seus objetivos regularmente pode ajudar a alcançá-los e que essa prática ajuda a identificar claramente o que você deseja. Ao longo da história, pessoas famosas têm discutido a importância de estabelecer metas. Você pode incluir algumas de suas citações no discurso. "Minha filosofia de vida é que, se decidimos o que fazer de nossas vidas e trabalharmos duro para alcançar esse objetivo, nós nunca perdemos - de alguma forma, vamos ter sucesso", disse Ronald Reagan, ex-presidente dos Estados Unidos.

Pensamento positivo

Como um orador inspirador, você tem a oportunidade de ajudar as pessoas a mudar suas atitudes. Você pode ajudar a transformar a negatividade em otimismo. O livro do Dr. Norman Vincent Peale, "The Power of Positive Thinking" (O poder do pensamento positivo) é frequentemente mencionado nos discursos. Neste livro, Peale escreve que as afirmações positivas podem eliminar as inseguranças e falta de confiança em si mesmo. "Os sentimentos de confiança dependem do tipo de pensamento que habitualmente ocupa sua mente", diz Peale.

Gestão de tempo

Uma queixa comum é que não há horas suficientes no dia para fazer tudo o que é necessário. Você pode falar sobre a gestão de tempo para ajudar as pessoas a aproveitar o dia ao máximo. Em "The 7 Habits of Highly Effective People" (Os sete hábitos das pessoas extremamente eficientes), Stephen R. Covey escreve sobre esse tema. Covey diz que é importante se concentrar nas prioridades.

Fracasso

O fracasso pode não parecer um tema de um discurso motivacional, mas os palestrantes geralmente falam sobre como lidar com o fracasso. Em seus discursos, você pode dizer ao público que o fracasso pode ser visto como uma oportunidade de aprender. Você pode aprender com os erros do passado para que possa evitá-los no futuro. O fato de que o lendário Babe Ruth tenha sido eliminado 1.330 vezes costuma ser utilizado para ilustrar que o fracasso pode andar de mãos dadas com o sucesso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível