Mais
×

Como fazer uma corrente de ouro

Atualizada February 21, 2017

O preço do ouro continua subindo. Joias de ouro podem ser extremamente valiosas e caras. Vale a pena tentar fazer sua própria corrente de ouro? Existem maneiras simples de fazer isso, porém o ouro necessário custará caro. Felizmente, estão disponíveis materiais para fazer joias folheadas a ouro, bem como as técnicas que não necessitam de solda ou grampos. Caso opte por fazer uma corrente folheada ou sólida, o ouro determinará a despesa. Em ambos os casos, você terá uma bela peça de joalheria.

Instruções

Uma argola ligada a outra forma uma corrente (LJohnson adaptation)

    Fazendo uma pulseira ou um colar de ouro

  1. Determine o comprimento desejado da pulseira ou colar. Para uma pulseira, use uma corda e ajuste o tamanho para certificar-se de que ela desliza sobre sua mão, porém não fique tão larga a ponto de cair. Meça o cordão. Caso queira fazer um colar, simplesmente lace um cordão em torno do pescoço no comprimento desejado e meça. Também poderá medir alguma joia que possua cujo comprimento seja do seu gosto.

  2. Use 6 argolas por centímetro. Multiplique esse número pela quantidade de centímetros que deseja ter em sua corrente. A pulseira de 18 cm vai exigir pelo menos 100 argolas, baseando-se em argolas de 4 mm numa escala de 10 cm de tamanho. O custo do ouro costuma flutuar. Uma relojoaria poderá ajudá-lo com os preços.

  3. Crie um modelo simples. Pode ser apenas argolas ligadas entres si ou pode variar o modelo. Desenhe para que possa ver como ficará ou crie uma cópia com arame.

  4. Comece ligando as argolas. Inicie com uma argola ligeiramente aberta. Segure-a com um par de alicates. Use os outros alicates para apertar a abertura da argola, fechando-a. Conecte a segunda argola e feche-a.

    Argolas
  5. Varie seu modelo inserindo a terceira argola através do espaço entre a primeira e a segunda. Então, a quarta argola será passada através da abertura da segunda e terceira. Torça a terceira e a quarta argola com os dedos, fazendo com que virem um pouco para o lado. Repita essa sequência em todo o comprimento da corrente. Você também pode variar o modelo, usando simplesmente uma argola oval a cada argola.

    Argolas
  6. Adicione mais uma argola ao final e conecte-a em cada extremidade da corrente. Isso irá fechar a corrente em um laço. Você não precisará de um fecho. Basta colocar sua nova joia de ouro em seu pulso ou pescoço.

Dicas

  • Esse tipo de corrente é, as vezes, chamado de corrente "maille". Ela pode ser feita com argolas de ouro ou prata esterlina.

Avisos

  • Ao invés de comprar caros 14 quilates de argola de ouro, provavelmente é melhor começar com folheados de baixo custo. Pratique fazendo a corrente e crie um design que lhe agrade.

Coisas Necessárias

  • 100 argolas de ouro, ou folheadas a ouro
  • 2 pares de alicate com ponta redonda ou quadrada
  • Fita métrica
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article