Mais
×

Como fazer outra tomada a partir de uma já existente

Atualizado em 17 abril, 2017

Ligar uma nova tomada em uma já existente é uma questão de partilhar a corrente entre as duas novas tomadas. Quando compartilham-se receptáculos em um circuito, a corrente absorvida não deve exceder a capacidade máxima do circuito. O método de ligação direta é a maneira mais eficaz para conectar uma nova tomada em outra já existente. Essa ligação direta é um pequeno pedaço de fio que é ligado aos dois fios principais passando de uma tomada para a outra. Três ligações - branca, preta e verde - são necessárias. Os três fios de mesma cor são mantidos juntos com um conector de cabos e depois o pedaço pequeno é ligado ao parafuso do terminal da tomada.

Instruções

Tomadas são necessárias para distribuir a energia em toda a casa (electric outlet image by Albert Lozano from Fotolia.com)
  1. Desligue a energia do circuito que será aumentado. Teste o circuito com uma lâmpada para ter certeza que ele realmente está desligado e não há energia presente nele.

  2. Retire a tampa da tomada. Solte os dois parafusos que prendem a tampa da parede e, em seguida, puxe-a para fora. Solte os dois parafusos que prendem a tomada na caixa e puxe-a para fora também. Dentro da caixa interna existem três fios: um preto, um branco e outro verde. Dois fios (preto e branco) serão conectados aos parafusos dos terminais na tomada. O fio verde estará ligado ao terminal de parafuso verde na parte inferior da tomada. Solte os parafusos para libertar todos os fios.

  3. Passe os fios 12/2 no local de saída. Tire oito centímetros do isolamento exterior do fio para revelar os fios preto, branco e verde por dentro. Em cada fio, desencape cerca de 1cm do isolamento. Use os alicates de bico para fazer um gancho na ponta de cada um dos fios. Enrole o gancho do fio preto ao redor do parafuso do terminal dourado na tomada, enrole o gancho branco em torno do parafuso do terminal de bronze e, finalmente, enrole o fio verde ao redor do parafuso do terminal verde. Aperte todos os parafusos no sentido horário.

  4. Tira cerca de 1cm de isolamento fora todos os fios quem vem do painel de serviço, bem como os que vão para a nova tomada. Na tomada já existente, lever os dois fios pretos, o que vem do painel de serviço e o que vai para a nova tomada, e anexe-os a ligação direta preta. Enrole os três fios juntos com uma porca para fios. Adicione um gancho na extremidade da ligação. Enrole o gancho ao redor do parafuso do terminal dourado na tomada. Faça o mesmo com o fio branco e conecte-o ao parafuso do terminal de bronze na tomada. Repita o procedimento com o fio verde e conecte-o ao parafuso do terminal verde.

  5. Feche a tomada e, em seguida, feche a tampa. Faça o mesmo com a nova tomada. Ligue um aparelho e teste o novo circuito.

Dicas

  • Usar o método de ligação direta é benéfico porque se uma tomada falhar, a outra não será afetada.

O que você precisa

  • Chave de fenda isolada
  • Fio 12/2
  • Porcas para fios
  • Decapador de fios
  • Cortador de fio
  • Alicate de bico
  • Fita isolante (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article