Mais
×

Outros sinais e sintomas de gravidez além do atraso ou falta de menstruação

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A gravidez pode ser um momento emocionante e assustador. Se você acha que pode estar grávida, procure pelos sinais e sintomas de gravidez após atrasos ou falta de menstruação. Embora isso seja um dos indicativos mais comuns de que uma mulher possa estar grávida, não é o único sinal. Todas as mulheres são diferentes e sentem uma variedade de sinais e sintomas. Mesmo se você já esteve grávida, os sintomas que você sente dessa vez poderiam ser diferentes dos sintomas das gestações anteriores.

Há muitos sinais de gravidez (pretty woman image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Seios inchados

Um sintoma comum da gravidez são os seios doloridos e inchados. Isso, muitas vezes, é um dos primeiros sinais de gravidez. Segundo o site "Mayo Clinic", logo na primeira ou na segunda semana de gravidez, seus seios podem sentir dor e formigamento. Isso ocorre devido às mudanças hormonais da gravidez. Os seios doloridos e inchados também podem ser atribuídos à síndrome pré-menstrual (PMS), bem como às pílulas anticoncepcionais.

Náusea

A náusea é um sinal clássico de gravidez, sendo muitas vezes conhecida como a doença da manhã, mas pode ocorrer a qualquer momento do dia ou da noite. Sentir náuseas e vomitar pode começar a ocorrer já na segunda semana após a concepção, de acordo com a American Pregnancy Association. Nem todas as mulheres sentem esse sintoma.

Compulsões alimentares ou aversões

Desejar certos alimentos é um sinal comum da gravidez. Além disso, você pode ter aversão a alimentos de que sempre gostou. Ambos ocorrem devido às alterações hormonais que são particularmente fortes no primeiro trimestre. Mas o desejo por alimentos também pode acontecer normalmente durante a TPM, que pode ser enganosa. Se tiver aversão aos alimentos com base no mínimo aroma da comida, você pode estar grávida.

Fadiga

A fadiga é um sintoma comum no início da gravidez. Os níveis de progesterona aumentam durante esse tempo, o que provoca a fadiga. Esse hormônio pode realmente induzir ao sono em doses elevadas. Além disso, ela é causada pelos níveis baixos de açúcar no sangue e pelo aumento na produção de sangue. Não se trata apenas de sonolência, mas também pode ser que o corpo e a mente não estejam tão em forma quando normalmente.

Constipação

No início da gravidez, você pode ficar constipada. Esse é outro efeito colateral do hormônio progesterona. O aumento dos níveis de progesterona leva os alimentos a se moverem mais lentamente através dos intestinos. No entanto, como ela não é rara, em geral, muitas mulheres não pensam nisso como um sinal de gravidez.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article