Como ouvir o som dos pulmões

Escrito por sumei fitzgerald | Traduzido por julio vizo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ouvir o som dos pulmões
Muitas doenças respiratórias podem ser detectadas com um estetoscópio (stethoscope image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com)

A ausculta é o processo de ouvir os sons no interior do corpo, incluindo os pulmões, para diagnosticar problemas. Usando um estetoscópio, o médico pode ouvir a respiração bronquial e vesicular. A respiração bronquial pode ser ouvida ao longo da traqueia e sob a clavícula, no peito ou sob o ombro pelas costas, segundo a Escola de Medicina Stritch da Universidade Loyola. A respiração vesicular pode ser ouvida nas costas e no peito, onde estão os pulmões.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Estetoscópio

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Prepare sua tabela ou papel para tomar notas. Ouça um ciclo respiratório completo (inspiração e expiração) em cada local. Ouça a respiração tranquila e, em seguida, peça ao paciente para respirar profundamente. Dr. Richard Rathe, professor da University da Florida da faculdade de Medicine, aconselha aos alunos a observar a intensidade dos sons pulmonares, a simetria entre os lados e a duração de inspirações e expirações. Observe a diferença entre o som da parte superior e inferior do tórax quando o paciente está sentado na posição vertical e quando está deitado. Tome nota da ausência ou presença de sons pulmonares adventícios ou inesperados.

    Como ouvir o som dos pulmões
    Ausculte sobre a pele nua (doctor and patient 25 image by Paul Moore from Fotolia.com)
  2. 2

    Coloque o estetoscópio em 12 locais ao longo das costas, mudando do lado esquerdo para o direito de forma simétrica. Comece na parte inferior e vá subindo. Ouça sons pulmonares em oito locais ao longo do meio das costas, sob os ossos da escápula, nas costelas e em duas fileiras de quatro. Ouça sons pulmonares entre os ossos da omoplata na sua porção inferior de cada lado da coluna vertebral. Faça isso também abaixo da base do pescoço em ambos os lados da coluna vertebral.

    Como ouvir o som dos pulmões
    Sons do pulmão não podem ser ouvidos através da escápula e dos ossos do ombro (bare back image by msw from Fotolia.com)
  3. 3

    Asculte o peito de lado a lado e de cima para baixo em 12 pontos, recomenda Rathe. Ouça o pulmão em até quatro pontos em cada lado do peito no início da clavícula e terminando na mama ou no músculo peitoral. Ouça dois pontos nas laterais externas da caixa torácica abaixo do osso do peito.

    Como ouvir o som dos pulmões
    Ouça pontos centrais em cada pulmão (an X-ray of a chest image by alma_sacra from Fotolia.com)
  4. 4

    Interprete suas descobertas. As vias aéreas superiores emitem sons mais altos e agudos, de acordo com a Stritch. Sons brônquicos agudos, inspiração e expiração têm duração semelhante e uma pausa deve ser ouvida entre inspiração e expiração. Sons vesiculares são normalmente baixos e a inspiração é geralmente mais longa do que a expiração. Além disso, não se ouve pausa entre a inspiração e a expiração. Os sons respiratórios são mais altos em posições mais baixas. Se você ouvir a respiração brônquica em pontos incomuns, a ventilação não está passando nos alvéolos. Isso pode ocorrer devido a atelectasia alveolar, cavitação, consolidação, derrame pleural, pneumotórax ou uma massa.

    Como ouvir o som dos pulmões
    Esquente o estetoscópio antes de colocá-lo no paciente (Stethoscope on blue image by Monika 3 Steps Ahead from Fotolia.com)
  5. 5

    Identifique sons pulmonares incomuns. Estes sons são basicamente estertores, roncos, estridor e sibilância. Estertores também são conhecidos como estalos. Eles são agudos e descontínuos. Eles fazem um som de clique, borbulhando ou chocalhando e ocorrem quando o ar abre espaços em vias aéreas fechadas. Eles produzem um som um pouco parecido com o esfregar de seu cabelo entre os dedos. Estertores podem soar secos ou carregados, suaves ou não. Sons de pulmões carregados se assemelham ao ronco, segundo o site da Medline Plus. O ar que está bloqueado ou passa com dificuldade pelas via aéreas superiores fazem estes sons. Sons de roncos também podem soar como borbulhos, relata Rathe. Sibilos são sons agudos ouvidos durante a expiração. Vias respiratórias congestionadas produzem sons sibilantes. O estridor é um tipo de chiado ouvido durante a inspiração. Ele é causado pela obstrução do fluxo de ar na traqueia ou atrás da garganta.

    Como ouvir o som dos pulmões
    O estridor lembra o som que o seu cabelo faz quando é esfregado pelos dedos (brunette hair image by robert mobley from Fotolia.com)
  6. 6

    Identifique o atrito pleural e o sussurro bronquiofônico. Quando as membranas pleurais inflamadas se juntam, o paciente para de respirar por um momento por causa da dor. Quando as membranas se separam e deslizam umas sobre as outras, um som como o de couro sobre couro pode ser ouvido durante a inalação e exalação. Isto é o atrito pleural, relata a East Tennessee State University (ETSU). Sons de sussurro normalmente não são ouvidos através da parede torácica, de acordo com a ETSU. Se você pedir ao paciente para sussurrar uma palavra e você a ouvir através do estetoscópio, o acúmulo de líquido no pulmão transmitirá claramente o som. Isto é conhecido como sussurro bronquiofônico.

    Como ouvir o som dos pulmões
    Peça ao paciente para sussurrar um número ou uma palavra para procurar o sussurro bronquiofônico (doctor and patient 25 image by Paul Moore from Fotolia.com)

Dicas & Advertências

  • Aqueça o estetoscópio esfregando a parte metálica antes de usá-lo no paciente. Tente visualizar a anatomia enquanto você ausculta. Ouça gravações de sons pulmonares normais e anormais.
  • Não faça com que o paciente hiperventile, pedindo-lhe para respirar profundamente muitas vezes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível