Como fazer overclock no BIOS American

Escrito por mike benson | Traduzido por lean pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer overclock no BIOS American
BIOS é um conjunto de instruções em um computador que controla operações de entrada e saída (computer image by Renato Francia from Fotolia.com)

Diversos fabricantes de placas-mãe usam o BIOS da American Megatrends (AMI) em seus computadores. Entretanto, em muitos casos, o fabricante contratará um time de engenheiros para modificar o código-fonte do BIOS para que esteja de acordo com as especificidades de sua placa-mãe. O resultado deste processo é uma quantidade virtualmente interminável de possíveis combinações de configurações BIOS espalhadas pelas placas-mãe que possuem a logo AMI. Isso pode tornar encontrar assistência para tarefas não suportadas, como o overclock, algo difícil de encontrar. Felizmente, a maioria das configurações de BIOS modernas feitas especificamente para o overclock são, em geral, similares, e muitas oferecem um método que permite ao sistema um overclock automático. Caso esteja disponível, o overclock automático é ideal para usuários iniciantes que estão começando a caminhar no estudo e entendimento do BIOS.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Ligue seu computador. Observe atentamente a primeira tela que é exibida na tela. Uma mensagem aparecerá pedindo-lhe que pressione uma tecla específica para entrar na configuração BIOS.

  2. 2

    Pressione a tecla especificada para o ingresso no BIOS. Geralmente, ela será "Delete" ou "F2".

  3. 3

    Use as teclas direcionais para selecionar a aba "Advanced" (Avançado) no topo de sua tela de configuração BIOS.

  4. 4

    Vá até "JumperFree Configuration" (Configuração independente de jumper) ou "AI Overclocking" usando as teclas direcionais e "Enter". Isso carregará a tela "Configure System Frequency/Voltage (Configurar Sistema/Voltagem)".

  5. 5

    Destaque "AI Overclock" ou "Automatic Overclocking" (Overclocking automático) e pressione a tecla "Enter". Isso exibirá a caixa "Options" (Opções).

  6. 6

    Destaque "Auto" ou "Automatic" (Automático) e pressione "Enter".

  7. 7

    Olhe para a parte inferior da tela e busque uma mensagem similar a "Save Settings and Exit (Salvar configurações e sair)" e pressione a tecla correspondente. Isso exibirá uma caixa de diálogo de confirmação.

  8. 8

    Pressione as teclas "Y" ou "Enter" para confirmar suas mudanças e sair da configuração BIOS.

    Overclock manual

  1. 1

    Use suas teclas direcionais para selecionar "CPU Configuration" (Configuração de CPU) enquanto está na aba "Advanced" (Avançado), e pressione a tecla "Enter".

  2. 2

    Destaque "Overclock Mode" (Modo de overclocking) e use as setas ou "Page Down" para trocar a opção entre "Manual" ou "CPU".

  3. 3

    Destaque "CPU Frequency" (Frequência de CPU) e pressione as setas ou "Page Down" para mover o número até "10". Isso aumentará o bus da CPU por 10 MHz.

  4. 4

    Pressione a tecla "ESC" uma vez. Isso lhe levará de volta à aba "Advanced".

  5. 5

    Destaque "Chipset Configuration" (Configuração de chipset) e pressione a tecla "Enter". Essa página exibirá configurações relacionadas à sua RAM ou ao bus PCI.

  6. 6

    Vá até "DRAM Frequency" (Frequência DRAM). Essa configuração e "CPU Frequency" estão diretamente relacionadas. Quanto mais alta a "CPU Frequency", mais baixa deverá estar a "DRAM Frequency" ou vice-versa. Uma vez que você aumente a "CPU Frequency" além de um ponto que a RAM possa suportar, a "DRAM Frequency" deverá ser reduzida para acomodar as mudanças. Já que você apenas aumentou a "CPU Frequency" por 10 MHz, você poderá deixar esta configuração como está.

  7. 7

    Veja a parte inferior da tela e busque uma mensagem similar a "Save Settings and Exit" e pressione a tecla correspondente. Isso exibirá uma caixa de diálogo de confirmação. Pressione as teclas "Y" ou "Enter" para confirmar as mudanças e sair da configuração BIOS.

  8. 8

    Inicie o Windows. Pressione as teclas "Windows" e "R" simultaneamente. Digite "MSINFO32" na caixa "Executar" e pressione "Enter". A nova velocidade da CPU estará listada próxima a "Processor" (Processador).

  9. 9

    Retorne ao BIOS e incremente pouco a pouco as configurações "CPU Frequency" e "DRAM Frequency". Reduza as configurações quando o computador começar a travar enquanto está no Windows ou se anomalias acontecerem. Com tempo e paciência, você aprenderá como encontrar o ponto ideal entre as velocidades de clock e a estabilidade desejadas.

Dicas & Advertências

  • Caso seu computador se recuse a iniciar depois de um overclock, desconecte tudo o que estiver conectado a ele e abra o gabinete. Uma vez que esteja aberto, toque o quadro de metal e puxe a bateria CMOS (parecida com uma moeda) da placa-mãe e recoloque-a. Isso redefinirá a configuração BIOS.
  • Um overclock manual deve ser realizado em incrementos pequenos. Não modifique quaisquer configurações que você não compreenda. Tome seu tempo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível