Ovular depois do método contraceptivo

Escrito por genevieve van wyden | Traduzido por marina villar
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ovular depois do método contraceptivo
Cada mulher tem um tempo diferente para voltar a ovular dependendo do método contraceptivo utilizado (Comstock/Comstock/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Como a ovulação funciona

Aproximadamente na metade do tempo antes do ciclo menstrual (duas semanas antes do fluxo começar) você ovula, liberando o óvulo maduro em preparação para a fertilização e eventual gravidez. Um ciclo menstrual varia de 28 a 35 dias e qualquer coisa nesse parâmetro é considerado estar saudável.

As pílulas de controle de natalidade, Depo-Provero e Norplant interferem com a ovulação. Depois dos hormônios desses produtos não estarem mais presentes, seu corpo irá precisar regenerar os hormônios necessários para suportar uma produção de óvulos normal, a menstruação ou gravidez. Seu corpo começará a produzir folículos, então você ovulará. O período de tempo entre a parada do anticoncepcional e voltar a ovular dependerá de cada mulher. Algumas vão começar a ovular quase que imediatamente enquanto outras levarão mais tempo para voltar ao processo.

Se você tem usado algum método de controle de natalidade de barreira (espermicida, camisinha, diafragma ou algum outro), você não parou de ovular. Seu corpo continuou a ovular a cada mês, e a "barreira" que usou é que bloqueou o esperma de alcançar o óvulo. (Veja mais em Recursos)

Detectanto a ovulação

A ovulação é o processo por onde o óvulo maduro é liberado pelo ovário depois da maturidade. O óvulo maduro é liberado pelo ovário e é então empurrado pela trompa de Falópio para o útero.

Quando seu corpo começa a ovular novamente depois de parar de usar anticoncepcionais hormonais, você pode usar vários métodos para determinar quando você irá ovular ou quando está ovulando.

Seu muco cervical mudará de consistência. Ficará mais escorregadio, claro e grudento.

Depois de você ovular, sua temperatura basal corporal aumenta entre 0,4 para 1,0 graus. Esse aumento de temperatura indica que o corpo liberou o óvulo.

Algumas mulheres sentem algum desconforto abdominal ou dor. Isso é chamado de mittelschmerz e pode durar de alguns minutos até várias horas.

Quando a ovulação começa

Depois de parar com as pílulas anticoncepcionais, as mulheres geralmente voltam a ovular dentro de duas semanas. Algumas mulheres podem não começar a ovular por vários meses enquanto outras voltam à ovulação normal dentro de três meses.

Se você tomou injeções de Depo-Provera, seu corpo pode levar até um ano para voltar a ovular. Devido aos hormônios presentes nessa injeção ficarem em seu corpo por muito tempo -- 9 a 12 meses --, seu corpo não voltará à atividade de ovulação até que os hormônios estejam fora de seu organismo.

Se você tem um DIU implantado, uma vez que ele é removido, os hormônios também são. Uma vez que seu corpo volta à ovulação regular, você pode tentar ficar gravida.

Se você tinha implante de Norplant inserida em seu braço, você pode ter que esperar pela extinção do suprimento de hormônio do Norplant ou pode removê-lo cirurgicamente. Uma vez que seu corpo voltar à ovulação normal, você pode tentar engravidar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível