Mais
×

Como fazer oxidação negra

Atualizada July 20, 2017

A oxidação negra é um acabamento feito sobre o metal usando um processo de oxidação. Ela é feita para dar uma aparência mais estética e proteger os metais contra a corrosão. Existem duas formas de fazer esse acabamento: quente ou à temperatura ambiente. O primeiro processo requer que a mistura seja aquecida entre 135 °C e 140 °C, enquanto que o segundo não precisa. Ao dar acabamento em metais em casa, é mais seguro utilizar esse último.

Instruções

Dê acabamento com oxidação negra nas ferramentas previne a formação de ferrugem (the tools image by Oleg Verbitsky from Fotolia.com)
  1. Limpe e desengordure suas ferramentas. Use uma escova de lã para remover ferrugem e sujeira, e um agente desengordurante para retirar óleos.

  2. Prepare a mistura oxida em um balde de acordo com as instruções de uso. As orientações podem variar, por isso preste bastante atenção na proporção de água para o óxido.

  3. Prenda seu gancho de metal em uma ferramenta e afunde-a na mistura, retirando-a assim que apresentar um tom preto desejado.

  4. Seque a ferramenta com um pano macio. Se notar algum local que não tenha sido coberto, mergulhe a peça novamente na mistura oxida e seque-a em seguida.

  5. Mergulhe a ferramenta no selante de penetração do conjunto. Esse processo leva de cinco a dez minutos. Retire-a do produto quando estiver pronto.

  6. Deixe secar durante a noite.

Dicas

  • Os conjuntos para oxidação negra variam, por isso assegure-se que o seu metal está na lista dos que podem ser acabados com o seu produto.
  • Poderá ficar uma oleosidade no acabamento mesmo depois de seco. Ela desaparecerá em poucas semanas.

Coisas Necessárias

  • Conjunto para oxidação negra em temperatura ambiente
  • Balde
  • Luvas
  • Gancho de metal
  • Ferramentas que deseja oxidar
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article