×
Loading ...

Como fazer oxigênio líquido

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O oxigênio se transforma em líquido a uma temperatura muito baixa -- menos 183 graus Celsius. Para obter oxigênio a essa temperatura, são necessários a compressão e o resfriamento do ar. Existem sistemas complexos necessários para fazer grandes quantidades de oxigênio líquido, mas pequenas quantidades podem ser feitas facilmente com este processo.

Instruções

Oxigênio líquido (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Despeje o nitrogênio líquido em um recipiente de metal. O nitrogênio é uma parte do nosso ar, e nitrogênio líquido é uma versão extremamente fria do mesmo o gás. O oxigênio líquido automaticamente tomará a forma condensada no exterior da lata.

    Loading...
  2. Permita que o oxigênio líquido escorra para baixo e recolha-o, uma vez que isso ocorrer. Em um frasco de vidro, o oxigênio líquido aparecerá azul. A cor azul pode ser removida pela passagem do líquido através de um gel de sílica, mas o azul voltará se o oxigênio líquido for deixado parado.

  3. Manuseie com cuidado. O oxigênio é inflamável na forma líquida, e é ainda utilizado como explosivo quando combinado com o carbono finamente dividido. O hidrogênio líquido e oxigênio líquido são utilizados em conjunto como propulsores para naves espaciais.

Loading...

Dicas

  • Por causa da sua baixa temperatura, o oxigênio líquido não pode ser respirado pelos humanos.

Aviso

  • Use óculos e luvas ao manusear estes produtos frios.

O que você precisa

  • Nitrogênio líquido
  • Recipiente de metal

Recursos

Loading ...
Loading ...