Mais
×

Como a oxirredução é usada na vida cotidiana?

A oxirredução é essencial para uma vida confortável, viagens e sua capacidade básica de respiração. Ela é uma forma de reação redox, especificamente um processo pelo qual o oxigênio é removido a partir de um composto. O resultado de uma reação de oxirredução é, muitas vezes, o calor, mas também pode criar uma série de outros compostos essenciais que você precisa para a vida.

Reações redox podem ser reações de redução ou de oxidação (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Combustível do carro

Automóveis movidos à gasolina usam um processo de oxirredução para convertê-la em energia. O processo reduz o óxido de nitrogênio em nitrogênio e oxigênio, oxida o monóxido de carbono em dióxido de carbono e oxida hidrocarbonetos em dióxido de carbono e água. O sistema de oxirredução ocorre simultaneamente dentro de seu conversor catalítico em seu motor, proporcionando uma conversão eficiente de combustível em energia. Novas versões do conversor aumentam a eficiência do processo, mas elas continuam a basear-se no mesmo princípio.

Aquecendo sua casa

Seu sistema de aquecimento doméstico usa outra forma de oxirredução para gerar calor em sua casa. Esse processo reduz hidrocarbonetos e oxigênio em gás carbônico inflamável e água. Esse procedimento de redução gera energia na forma de calor, que é usado para aquecer a sua casa. O processo de oxirredução é muito rápido, ocorrendo quase que instantaneamente na sua unidade de aquecimento doméstico. A liberação de calor a partir dessa forma de processo de oxirredução é essencial para a conversão de hidrocarbonetos em utilidades para o lar.

Fotossíntese

As plantas usam a fotossíntese para quebrar dióxido de carbono e luz solar em alimento. Esse processo é uma oxirredução que separa os hidrocarbonetos encontrados na luz solar, bem como o dióxido de carbono do ar. O processo produz hidratos de carbono para a planta, liberando o excesso de oxigênio naturalmente no ambiente. Essa forma de oxirredução é essencial para o ciclo de vida natural, repondo o suprimento de oxigênio no ar.

Respiração

A respiração natural é o oposto do processo da fotossíntese, fornecendo o oxigênio essencial para os animais respirarem. Esse processo utiliza o oxigênio do ar e os hidratos de carbono do seu próprio corpo, em um processo de oxirredução que abastece seu corpo com oxigênio e libera o dióxido de carbono essencial que as plantas dependem para sua sobrevivência.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article