Mais
×

Como usar um PABX

Muito utilizado no meio corporativo, o PABX nada mais é do que uma central telefônica interna de uma empresa. A sigla vem do inglês e significa "troca automática de ramais privados". O PABX permite que se façam ligações entre telefones internos, de forma automática. Basicamente, funciona desta forma: um telefone conecta-se em linha direta a uma operadora de telefonia, enquanto as outras linhas da empresa se conectam por ramais. Trata-se de uma medida eficiente e barata, considerando que permite a rápida comunicação entre ramais, sem os custos de várias linhas telefônicas individuais.

Instruções

O PABX funciona pelo sistema de ramais internos de uma empresa (Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)

    Instalação

  1. Para instalar o PABX na sua empresa, será necessário adquirir um equipamento especializado para conectar as linhas dos diversos telefones. O primeiro passo é definir o número de linhas que deverão ser conectadas.

  2. Em seguida, prepare o equipamento de central telefônica, responsável pela saídas de ramais e entradas de linha. Há muitos modelos à disposição no mercado, tudo depende do tamanho da empresa e da quantidade de telefones a serem conectados.

  3. Conecte o equipamento de central telefônica na tomada. Em seguida, conecte a linha principal. Basta conectar a linha telefônica já instalada na empresa. A conexão é simples e segue os princípios habituais da instalação de um telefone comum: conecte as tomadas-padrão Telebrás, os conectores e o cabo de telefone na linha principal do equipamento.

  4. Em seguida, basta ligar os fios dos outros telefones na parte de saída do equipamento da central telefônica. Esses são destinados aos ramais. Os números dos ramais dependem do tipo de equipamento utilizado. Geralmente variam do 1 a 8.

  5. Pronto, a central PABX está instalada e pronta para uso. Depois de instalado, o sistema PABX permite uma série de funções diferentes, como gravação de mensagem de voz, linha de espera e até ligações em conferência com múltiplas linhas.

    Como usar

  1. Depois da instalação, o PABX é muito fácil de ser usado. O sistema é, de modo geral, bastante intuitivo. Se quiser ligar de ramal para ramal, basta digitar o número desejado e o sistema fará a ligação de forma automática, sem a necessidade de discar e sem custos.

  2. Para efetuar ligações, será preciso digitar o "0" e esperar dar linha, para então digitar o número de telefone desejado.

  3. Ao receber múltiplas ligações, o sistema permite deixar as chamadas em espera. Para isso, clique na tecla "flash" e digite o número "2", para atender a próxima ligação. Para retornar para a primeira ligação, digite "flash", acompanhado do número "1". O número de ligações em espera depende do tipo de central telefônica PABX instalado.

  4. Para transferir chamadas, basta digitar a tecla "#", acompanhada do ramal desejado.

Dicas

  • A instalação exige conhecimentos avançados de tecnologia. Se preferir, contrate uma empresa especializada em instalações de centrais telefônicas PABX.
  • É possível configurar o PABX também para o sistema de interfones da empresa. Nesse caso, o interfone se conecta diretamente à linha do telefone.

Aviso

  • Evite puxar os cabos para locais muito distantes do equipamento central, sob o risco de perda de sinal.

O que você precisa

  • Telefones
  • Cabo de telefone comum
  • Tomadas-padrão Telebrás
  • Equipamento de central telefônica
  • Fios e conectores
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article