×
Loading ...

Padrão de cores 8-Bit vs. 12-Bit para HDMI

Atualizado em 17 abril, 2017

Interface multimídia de alta definição (High Definition Multimedia Interface), ou HDMI, oferece a possibilidade de transmitir milhões de cores. Como nosso olho é muito sensível às variações de cores, é importante que o padrão HDMI transmita essas variações. Quando mudamos do padrão HDMI 8-bit para o padrão 12-bit, a quantidade de cores e tons de cinza que o cabeamento pode transmitir aumenta drasticamente.

A diferença entre HDMI 8-bit e 12-bit é significativa (Ethan Miller/Getty Images News/Getty Images)

8-bit

A especificação original do HDMI é de 8-bit de cores por canal, ou banda. O sistema que é limitado a esse padrão resulta em apenas 256 tons de cores. O resultado são transições visíveis não só entre cores, mas em tons de cinza. Isso resulta em sombras artificiais, especialmente em cenas escuras, quando há esmaecimento ou clareamento da cena.

Loading...

Melhorando o padrão

O HDMI versão 1.3, apresentado em 2007, oferece diversas opções de processamento de imagens. Conhecida como Cor Intensa (Deep Color) e xxYCC, essas opções criam meios de processar as cores certas para transmitir a imagem. Das 16 milhões de cores especificadas no padrão HDMI, milhares de tons de cada cor não são utilizados na transmissão. A opção Cores Intensas expande essa gama de cores, aumentando o nível de complexidade de sombras e cores representadas no mundo real.

12-bit

Uma melhoria considerável do padrão 8-bit de cores, o 12-bit transmite até 69 bilhões de cores ao mesmo tempo. Com essa taxa de transmissão de cores, os problemas provenientes do uso de 8-bit não existem mais, já que houve um aumento drástico no realismo da imagem. A capacidade de transmissão de cores é limitada apenas pela resolução da imagem, definida pelo aparelho de transmissão e pelo televisor em questão. Apenas alguns milhões de elementos de tela, ou pixels, estão disponíveis para transmissão em um dado instante. O processamento da imagem na fonte de transmissão e na exibição deve escolher corretamente qual cor exibir. À medida que essa capacidade aumenta, também devem aumentar as capacidades de transferência dos cabos HDMI. O uso de cores em 12-bit está em prática para garantir que, mesmo que a resolução do aparelho aumente, a quantidade certa de cores esteja sendo exibida e mantida.

Para que se preocupar?

Televisores modernos de alta definição não estão limitados no que diz respeito às cores que eles podem exibir. Para aumentar a qualidade e a variedade de padrões 9-bit de transmissores como aparelhos DVD, alguns fabricantes desenvolveram dispositivos que oferecem cores adicionais à malha de pixels, assim como fizeram as empresas de câmeras digitais, por volta de 2003. É uma solução viável permitir mais combinações de cores, fazendo com que a gama de cores disponível para exibição seja maior. Com 12 bits ou mais, o fator limitante passa a ser o sinal de transmissão. Ao aumentar o padrão de cores HDMI para 12, 16 ou até 30 bits, problemas de visualização de cores tornam-se inexistentes. O aparelho de Cor Intensa possui um vasto campo de cores disponíveis para seleção, garantindo que a cor perfeita seja selecionada. Como o olho humano é sensível a, aproximadamente, 10 milhões de cores, essa palheta 'aumentada' certifica que o processador do emissor ou do aparelho de exibição escolha a cor exata para exibir em um dado instante. Lembre-se que tudo isso é dependente de programas (softwares); o filme ou jogo deve possuir essa mesma quantidade de dados gravados, rodados no dispositivo certo, e transmitido através de cabeamento compatível. Só assim tudo pode funcionar com a qualidade desejada -- e projetada.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...