×
Loading ...

Como fazer padrões de listras com a técnica tie dye

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O tie dye é um projeto artesanal divertido e criativo para muitas faixas etárias. Embora haja o padrão clássico em espiral nas camisetas, existem muitos outros tipos de padrões para escolher. Os padrões de listras são uma ótima maneira para tornar o seu tie dye único, e eles não são mais difíceis de fazer do que os outros padrões. Os kits de tie dye vêm com muitas opções de cores, mas você pode fazer o seu próprio com tinta de tecido e água.

Instruções

É fácil fazer listras com a técnica tie dye (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Enrole levemente o tecido de baixo para cima, para ficar em forma de tubo. Amarre pedaços de elásticos ou cordões em diferentes intervalos ao longo do tubo de tecido. O espaço entre os intervalos determinarão a aparência das listras. Para listrar mais largas, deixe espaços mais distantes. Para listras mais finas, amarre os elásticos mais próximos. Verifique se os elásticos ou os cordões estão bem apertados.

    Loading...
    As peças ideais para aplicar a técnica tie dye são as camisetas brancas de algodão (i feel good image by Christophe Schmid from Fotolia.com)
  2. Use luvas de plástico. Misture 1/2 xícara de carbonato de sódio para 4 L de água em um balde. Misture até o carbonato se dissolver. Mergulhe completamente a peça na mistura e torça o excesso de água. Segundo o site How to Tie Dye, isso fará com que as cores fiquem muito mais fortes no resultado final. Agora a peça já pode ser tingida.

    Misture o carbonato de sódio com água para criar um fixador para a tinta (bucket image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com)
  3. Misture a tinta de acordo com as instruções do pacote, caso esteja usando um kit. Se estiver fazendo a sua própria tintura, adicione uma colher de sopa de corante em pó para 450 ml de água a um frasco de esguicho usando um funil. Agite o frasco para misturar o corante.

  4. Aplique a tintura à camisa em qualquer padrão para fazer as listras e deixe secar durante 12 a 18 horas. Retire os elásticos e lave a peça separadamente das outras roupas em água quente.

    Lave camisetas com tie dye em água quente (waschmaschine image by Stefan Häuselmann from Fotolia.com)
Loading...

Dicas

  • Ao deixar as peças com tie dye finalizadas assentarem, um cômodo mais quente fará com que a tinta reaja mais rapidamente do que um mais frio.

O que você precisa

  • Tecido 100% algodão pré-lavado
  • Elásticos ou cordões
  • Kit de tie dye com tinta de tecido em cores diferentes
  • Luvas de plástico
  • Carbonato de sódio
  • Água
  • Balde
  • Frasco de esguicho para cada cor de tinta
  • Máquina de lavar
  • Funil

Referências

Loading ...
Loading ...