×
Loading ...

Como fazer um painel solar para uma feira de ciências

Atualizado em 14 setembro, 2017

Você pode demonstrar o princípio da semicondutividade para uma feira de ciências criando seu próprio painel de célula solar. Enquanto ele pode não fazer mais do que acender uma luz, produzirá quantidades significativas de corrente usando itens comuns de casa. Tenha a supervisão de um dos pais para o cozimento do cobre e a solda e certifique-se de deixar tempo extra para projetar e decorar sua exibição. Você pode escolher demonstrar a eficácia do painel de célula solar e como ele se relaciona com a posição do sol, representando graficamente quanta corrente é medida em intervalos do dia.

Instruções

Faça um projeto para apresentar na feira de ciências (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)
  1. Separe as partes de trás e da frente da caixa de CD.

    Loading...
  2. Corte dois pedaços de cobre: um deve ter 9 cm² e o outro deve ser em forma de U. Esse último deve ter as seguintes dimensões: 10 cm de diâmetro, 10 cm de altura e cada perna do U deve ter cerca de 1,2 cm de largura.

  3. Ligue um dos queimadores do fogão elétrico. Quando estiver quente, coloque o pedaço de cobre quadrado nele e deixe-o cozinhar por cerca de meia hora -- ele deve ficar preto. Desligue o fogão e espere o cobre esfriar. Vão voar pedaços da cobertura preta.

  4. Embaixo da água, esfregue o cobre suavemente entre suas mãos para remover mais da cobertura preta. Seque-o completamente e lixe um canto para limpar o metal.

  5. Corte dois pedaços de fio de cobre isolante, cada um com cerca de 30 cm. Retire o material isolante dos últimos 2,5 cm de cada peça. Solde uma extremidade de uma peça ao canto lixado do cobre cozido. Solde uma extremidade do outro pedaço à peça em forma de U. Deixe as extremidades livres de cada fio sozinhas por enquanto.

  6. Use uma quantidade generosa de cola de silicone para selar a peça de cobre em forma de U no painel da caixa de CD. Certifique-se de que a selagem que você fez seja à prova d'água, mas que ainda tenha algum cobre coberto para tocar na água salgada que você vai adicionar. Além disso, garanta que nenhuma parte exposta do fio que você soldou esteja completamente coberta com cola.

  7. Cole a folha de cobre quadrada cozida em cima da peça em forma de U. Deixe uma abertura para que possa adicionar água salgada. O silicone deve isolar as duas -- evite que elas se toquem -- enquanto forma uma ligação à prova d'água. Garanta que o cobre exposto nas duas folhas esteja em contato com a água salgada.

  8. Deixe o selante de silicone curar. Isso vai depender do tipo usado, mas muitos levam um pouco mais de uma hora ou, no máximo, 24 horas.

  9. Misture água quente da torneira com sal em um copo e, em seguida, use um conta-gotas grande para despejar essa solução na célula solar. Quando ela estiver cheia, sele a abertura com mais silicone, para ficar completamente à prova d'água. Deixe essa nova porção de silicone curar.

  10. Conecte o conector do cobre não cozido ao terminal positivo do microamperímetro com um conjunto de conectores garra de jacaré. Conecte a conexão da placa de cobre cozida ao terminal negativo do microamperímetro.

  11. Coloque o painel de célula solar que você criou no sol, com o cobre cozido para cima, e verifique quanta corrente elétrica está passando no microamperímetro à cada meia hora ou mais. Observe os resultados para incluir na sua exibição na feira de ciências.

Loading...

Aviso

  • Nunca deixe seu fogão elétrico sozinho enquanto cozinha o cobre.

O que você precisa

  • Caixa de CD transparente sem rótulo
  • Uma folha de cobre de 30 x 30 cm
  • Pedaços de lata
  • Fio isolante de bronze
  • Pistola de solda
  • Lixa
  • Selante de silicone
  • Conta-gotas grande
  • Copo
  • 2 conjuntos de conectores garra de jacaré
  • Fogão elétrico
  • Sal
  • Microamperímetro
Loading ...
Loading ...