on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

De qual país vem o açafrão?

Atualizado em 12 fevereiro, 2018

O açafrão, uma valiosa especiaria, teve origem na Grécia antiga e foi estimado ao longo do Mediterrâneo, do Oriente Médio e de partes da Ásia como tempero, corante, aromatizante, fim medicinal e outros. Atualmente, a maior parte do açafrão é produzida no Irã e na Espanha.

Risoto com açafrão (Eising/Photodisc/Getty Images)

Identificação

O açafrão é uma especiaria que se origina do estigma seco das flores de Crocus sativus. Como existem tão poucos estigmas em cada uma dessas flores e como ele precisa ser cultivado à mão, o açafrão é mais caro do que os outros condimentos.

Loading...

Geografia

Considera-se que o uso do açafrão teve origem em Creta, na Grécia, embora ele também fosse nativo do sudeste asiático. Documentos antigos da China e da Índia também mencionam o açafrão como uma especiaria, um chá e um auxílio medicinal. Evidências mostram que ele também era utilizado na antiga Mesopotâmia (atual Iraque).

Imagens do açafrão aparecem em afrescos gregos da Idade do Bronze, por volta de 3.000 a.C. Lendas gregas antigas falam sobre navegantes que viajavam em longas e perigosas jornadas para comprar o melhor açafrão de todos. As pessoas o utilizavam como condimento, perfume, aromatizante para ambientes, unguentos, afrodisíaco e remédio para problemas gastrointestinais e nos rins. Ele foi uma das mercadorias mais valiosas do mundo antigo, utilizado por egípcios e romanos, e era comercializado ao longo da região pelos fenícios. A rainha egípcia Cleópatra e Alexandre, o Grande o utilizavam em banhos -- Cleópatra provavelmente para fins cosméticos e de sedução, e Alexandre, para as feridas das batalhas.

O açafrão é mencionado na Bíblia, no Cântico de Salomão 4:14: " O nardo, e o açafrão, o cálamo, e a canela, com toda a sorte de árvores de incenso, a mirra e aloés, com todas as principais especiarias".

Função

O açafrão é quase sempre pedido em receitas do Oriente Médio, do Mediterrâneo e da Ásia para deixar o arroz amarelo e dar sabor e cor a pratos como risoto e paella. Ele também tem uso contínuo em medicinas alternativas, principalmente na Ayurveda, e acredita-se que proporciona alívio para dores de cabeça, artrite, asma e outras doenças respiratórias.

Considerações

Hoje em dia, o açafrão é produzido ao longo do Mediterrâneo e do Oriente Médio, da Espanha até a Índia. O Irã é o maior produtor, enquanto a Espanha é a maior exportadora. Grécia, Turquia, China, Itália e França também o cultivam.

Há um debate contínuo sobre se o açafrão de melhor qualidade é o iraniano ou o espanhol, mas o consenso geral parece dar o posto para o açafrão Princesa de Minaya, da região espanhola La Mancha, sendo que cada 5 g pode custar até R$ 160.

Aviso

Vendas fraudulentas de açafrão têm ocorrido regularmente ao longo da história, sendo que a especiaria foi mencionada pelo antigo autor romano Plínio como sendo a mercadoria mais frequentemente falsificada. Às vezes, o açafrão é misturado com calêndula (malmequer) ou cúrcuma seca e vendido para os consumidores como açafrão puro. Os compradores devem ficar atentos para terem certeza de que o produto que estão levando é realmente açafrão, sem ingredientes acrescentados para abaixar o custo do fabricante.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...