Como os pais podem ajudar a superar inseguranças dos adolescentes?

Escrito por matt koble | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como os pais podem ajudar a superar inseguranças dos adolescentes?
Adolescentes inseguros, muitas vezes se sentem sozinhos, como se ninguém os aceitassem (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Insegurança na adolescência é algo que muitos adolescentes sofrem em um momento ou outro. Essa fase em suas vidas é cheia de incertezas e mudanças, por isso é natural que se sintam um pouco inseguros às vezes. No entanto, como um pai, você deve sempre estar ativo no desenvolvimento emocional de seu filho. Embora não seja especificamente o seu trabalho fazê-lo sentir-se seguro, é o seu trabalho ajudá-lo a alcançar a segurança por conta própria.

Outras pessoas estão lendo

Construindo a comunicação

Construa um relacionamento com seu filho adolescente para que ele se sinta confortável e se abra com você quanto aos problemas dele. Mantenha-se ativo e interessado em sua vida e tenha tempo para ouvi-lo quando ele quiser falar. Sempre que possível, peça sua opinião, ajudando-o a ver que a opinião dele é importante para você e que você leva os sentimentos dele em consideração. Acima de tudo, não seja excessivamente crítico e rigoroso quando ele vier até você com problemas. Ficar com raiva aumenta suas inseguranças. Em vez disso, sente-se com ele e ajude-o a animar-se com maneiras de resolver problemas reais que podem estar causando a insegurança.

Mantenha a rotina

Ajudá-lo a manter uma rotina de alimentação e sono em um cronograma constante também pode ajudar. A programação de uma alimentação saudável e consistente ajuda a lidar com qualquer insegurança física provocada por peso ou aparência. Da mesma forma, a falta de sono pode causar uma sensação de melancolia que requer simplesmente dormir o suficiente todas as noites para que seja aliviada. Com tantas mudanças hormonais que ocorrem durante a adolescência, isso ajuda a controlar tantos fatores da vida diária quanto possível.

Provando o valor dele

Use exemplos em sua vida para provar a ele que não é uma falha ou um trapalhão. Lembre-o de algumas das coisas que ele fez direito, mostrando-lhe o seu valor. Encorajá-lo com estes exemplos irrefutáveis ​​de sucesso ajuda a reforçar que, mesmo que ele não possa fazer tudo certo, ainda brilha em muitas áreas. Em vez de simplesmente dizer-lhe "você não é um perdedor", a chave para convencê-lo é usar suas próprias experiências.

Ninguém é perfeito

Enquanto o ditado pode ser um pouco clichê, os adolescentes com foco em suas próprias imperfeições muitas vezes são levados à insegurança. Lembre-os que todo mundo falha às vezes e comete erros, mas que isso não faz de uma pessoa um fracasso. Ajude-os a ver os seus fracassos como oportunidades de aprender com seus erros, mudando o fracasso de uma experiência negativa em algo para torná-los mais fortes.

Quando procurar ajuda

Às vezes, a melhor coisa que você pode fazer como um pai é obter ajuda profissional para adolescentes. Um médico ou terapeuta pode ser capaz de ajudar a determinar as causas subjacentes de suas inseguranças, oferecendo soluções potenciais que você pode não estar ciente. Se você perceber que sua tentativa de ajuda não está auxiliando seus problemas de insegurança, talvez seja hora de considerar a obtenção de ajuda profissional. Além disso, se você sentir que ele é um risco para o seu próprio bem-estar, procure ajuda.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível